Repository logo
 
Publication

Educ@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitais

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorValente, Sónia
dc.contributor.authorSaraiva, Daniela
dc.contributor.authorPessoa, Teresa
dc.date.accessioned2024-08-06T07:43:28Z
dc.date.available2024-08-06T07:43:28Z
dc.date.issued2024-07-30
dc.description.abstractO projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.pt_PT
dc.description.abstractThe Educ@rteNatureza initiative firmly believes that education should not be restricted to conventional institutions, timeframes, or conventional methods. Rather, it should be an ongoing process that involves active participation from individuals. By utilizing an interdisciplinary and transdisciplinary approach, the project aims to create educational experiences that immerse individuals in nature, art, and digital communication technologies, engaging all their senses. The project's direct target audience is education professionals and thelocal community; its indirect target audience is primary school children; it is based on an action-research methodology with a systemic approach. This article aims to show the potential of an intervention that challenges educational agents, civil society, and the local community to get to know their surroundings and use them as an educational space; where technology facilitates 'new perspectives' on the 'environment', supporting the process of exploring nature.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, S., Saraiva, D., & Teresa Pessoa, M. (2024). EDUC@RTENATUREZA: relação dialógica entre Educação, Natureza e Tecnologias Digitais. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 58–67. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.55pt_PT
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v3i1.55pt_PT
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16378
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/55pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEducação na naturezapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_PT
dc.subjectNature educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleEduc@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitaispt_PT
dc.title.alternativeEduc@rtenatureza: dialogical relationship between education, nature and digital technologiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.startPage58pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameSaraiva
person.familyNamePessoa
person.givenNameSónia
person.givenNameDaniela
person.givenNameMaria Teresa
person.identifier.ciencia-idF216-7F22-733D
person.identifier.ciencia-idA013-8BAE-FF03
person.identifier.orcid0000-0002-4021-8122
person.identifier.orcid0009-0001-9063-5215
person.identifier.orcid0000-0002-5252-3618
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0bcc89a-252b-44c2-8bc7-e2a3db2dcc89
relation.isAuthorOfPublication486d56b6-94a9-4e5c-8962-8d5ec206c41d
relation.isAuthorOfPublication0c13196d-12ea-4a5e-86fa-485d60f5a402
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0bcc89a-252b-44c2-8bc7-e2a3db2dcc89

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
6_Educartenatureza.pdf
Size:
645.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: