Repository logo
 
Publication

Incentivos, motivação e desempenho profissional : estudo de caso Burger King Portugal

dc.contributor.advisorSilva, Victor Paulo Gomes da
dc.contributor.authorSampaio, Carlos Manuel Ferreira
dc.date.accessioned2015-05-07T09:37:34Z
dc.date.available2015-05-07T09:37:34Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA procura da excelência no desempenho dos indivíduos nas organizações apresenta-se como vital na procura de vantagem competitiva no atual panorama económico. Nesta perspetiva, revela-se prioritário o estudo do indivíduo como parte integrante do sistema organizacional. O conhecimento é gerado, processado e comunicado a grande velocidade. De forma a enfrentar os desafios atuais e futuros, as organizações deverão centrar mais as suas preocupações no indivíduo, criando estímulos que o motivem. A motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado através do exercício de tarefas e atividades que oferecem desafio bastante e significado para o exercício profissional. O fator motivação releva como uma importante variável, contribuindo não só para o desenvolvimento do indivíduo mas também para o sucesso da organização. A complexidade do trabalho nas organizações, a múltipla e variada procura de novos ambientes de produção e a crescente competitividade no mundo dos negócios, têm como corolário a premente necessidade de valorizar os seus colaboradores, bem como a criação de condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho. A opinião dos colaboradores e a auscultação acerca da sua satisfação são fatores indutores e decisivos no que concerne ao desenvolvimento e performance de qualquer organização. Programas de incentivos são amplamente aplicados nas organizações para conseguir dos seus membros um melhor desempenho. O colaborador através de um desempenho profissional mais responsável irá contribuir não só para a satisfação das suas necessidades mas também para o sucesso da empresa. O presente trabalho é conducente a investigar a motivação como um estado que desencadeia um determinado comportamento e, por conseguinte, indutora em termos de desempenho e produtividade, suportado no estudo de caso da Burger King Portugal.por
dc.description.abstractStriving for excellence in the performance of individuals in organizations is presented as a vital competitive advantage demand in the current economic panorama. In this perspective, it is revealed priority the study of the individuals as part of the organizational system. Knowledge is generated, processed and communicated at high speed. In order to face current and future challenges, organizations should focus more on the individual, creating incentives that motivate him. Motivation involves feelings of accomplishment and professional recognition, expressed through the exercise of tasks and activities that provide enough challenge and meaning for professional practice. The motivation factor falls as an important variable, contributing not only to the development of the individual but also to the organizations success. The complexity of work in organizations, the multiple and varied demand for new production environments and the increasing competitiveness in the business world, have as a corollary the urgent need to value their employees as well as to create favorable conditions to maximize their performance and their job satisfaction. Opinions of the employees and the consultation about their satisfaction are decisive and inducing factors and regarding the development and performance of any organization. Incentive programs are widely applied in organizations to achieve their member’s better performance. The employee through a more responsible job performance will contribute not only to achieve his own needs but also the company’s success. This work is leading to investigate motivation as a state that triggers a certain behavior and therefore inducing in terms of performance and productivity, supported in the case study of Burger King Portugal.por
dc.identifier.citationSampaio, Carlos Manuel Ferreira - Incentivos, motivação e desempenho profissional [Em linha] : estudo de caso Burger King Portugal. Lisboa : [s.n.], 2015. 141 p.por
dc.identifier.tid201139871
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3935
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectCarreirapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMotivação para o desempenhopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectRealização profissionalpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectIndividualpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectBehaviorpor
dc.subjectPerformancepor
dc.titleIncentivos, motivação e desempenho profissional : estudo de caso Burger King Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMG_CarlosSampaio.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: