Repository logo
 
Publication

O apropriar-se da arte como uma forma de socialização

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, ClƔudia
dc.contributor.advisorSousa, Maria do Socorro de
dc.contributor.authorTeixeira, Janete Moura
dc.date.accessioned2018-07-23T10:46:19Z
dc.date.available2021-06-11T00:30:08Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.date.submitted2018-07-23
dc.description.abstractEste estudo propĆ“s tratar reflexƵes na educação sobre o apropriar-se da arte como estratĆ©gias de socialização de sujeitos contribuindo para inclusĆ£o e socialização de educandos da Educação BĆ”sica. Ɖ resultado de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Ɖ interessante essa perspectiva metodológica por utilizar a pesquisa-ação como mĆ©todo, permitindo assim, ao pesquisador entender os fenĆ“menos sobre a ótica dos participantes da situação estudada e a partir daĆ­ ter realizado as interpretaƧƵes necessĆ”rias. O projeto foi realizado em duas Escolas PĆŗblicas Municipais- EMPNMPS Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva e CEB – Centro Municipal de Educação BĆ”sica, nos municĆ­pios de Santo EstevĆ£o e Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil. Participaram deste estudo 18 alunos, com a realização de seis oficinas didĆ”ticas, na qual a arte foi o instrumento de interação. A pesquisa visou analisar possĆ­veis mudanƧas comportamentais dos sujeitos após interação com expressƵes artĆ­sticas. Compreender que algumas competĆŖncias sĆ£o importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoƧƵes, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisƵes autĆ“nomas e responsĆ”veis e enfrentar situaƧƵes adversas de maneira criativa e construtiva, tendo a escola como um território promissor para a conquista desses objetivos. Ɖ fundamental que a escola possa trabalhar com os alunos competĆŖncias que englobem os aspectos cognitivos e sócio emocionais de responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crĆ­tico, resolução de problemas e abertura ao outro. O MinistĆ©rio da Educação, por meio dos ParĆ¢metros Curriculares Nacionais- (Pensa), enfatiza que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artĆ­stico, que caracteriza um modo particular de dar sentido Ć s experiĆŖncias das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexĆ£o e a imaginação. O interessante nessa reflexĆ£o Ć© a possibilidade de relacionar-se com a arte de forma criadora partindo do pressuposto que conhecendo a arte de outras culturas, os alunos podem compreender a relatividade dos valores que estĆ£o enraizados nos seus modos de pensar e agir, que podem criar um campo de sentido para a valorização do que lhe Ć© próprio e favorecer abertura Ć  riqueza e Ć  diversidade da imaginação humana e relacionando criativamente consigo mesmo, com o outro e com o mundo.pt_PT
dc.description.abstractThis study proposes to treat reflections in education about the appropriation of art as strategies of socialization of subjects contributing to the inclusion and socialization of Students of Basic Education. Is the result of field research, qualitative approach. It is interesting this methodological perspective to use the action research as a method, thus allowing the researcher to understand the phenomena about the participants' perspective of the situation studied and from that point on, have performed the required interpretations. The project was carried out in two Municipal Public Schools, EMPNMPS – Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva and CEB – Centro Municipal de Educação BĆ”sica, in the municipalities of Santo EstĆŖvĆ£o and Feira de Santana, in the State of Bahia. 18 students participated in this study, with the realization of six workshops in which art was the instrument of interaction. The research aimed to analyze possible behavioral changes after interaction with artistic expressions. Understand that some skills are important to relate to others and with yourself, to understand and manage emotions, to establish and achieve goals, take autonomous and responsible decisions and face adverse situations in a creative and constructive way, with the school as a promising territory for the achievement of these goals. It is fundamental that the school can work with the students competences that encompass the cognitive and socioemotional aspects of responsibility, collaboration, communication, creativity, self-control, critical thinking, problem solving, and openness to other. The Ministry of Education, through the National Curricular Parameters - (PCNs), emphasizes that art education fosters the development of thinking artistic, which characterizes a particular way of giving meaning to the experiences of people: through him, the student broadens the sensibility, the perception, the reflection and the imagination. The interesting in this reflection is the possibility of relating to art in a creative way based on the assumption that by knowing the art of other cultures, students can understand the relativity of the values that are rooted in their ways of thinking and act, which can create a field of meaning for the valuation of what is own and openness to the richness and diversity of the human imagination and relating creatively with yourself, with the other and with the world.pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, Janete Moura - O apropriar-se da arte como uma forma de socialização [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2018. 113 p.
dc.identifier.tid201959410
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7424
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectOficinaspt_PT
dc.subjectEnsino pĆŗblicopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino bƔsicopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSocializationpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.titleO apropriar-se da arte como uma forma de socializaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEA_JaneteTeixiera.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: