Publication
A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipe
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Coelho, António | |
dc.contributor.author | Miranda, Branca | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T11:48:29Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T11:48:29Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description | Integrado no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas- https://lead.uab.pt/obvspa/ | pt_PT |
dc.description.abstract | As estruturas intermédias são fundamentais para a implementação de um sistema de ensino inclusivo e de qualidade devido ao importante papel que têm no desenvolvimento profissional dos professores. São assim um contributo para o sistema de ensino evoluir, mudar de forma a dar resposta às necessidades da sociedade. Em São Tomé e Príncipe são os delegados de disciplina que corporizam esta estrutura, sendo responsáveis ao nível de escola pela supervisão dos professores. Este estudo pretendeu conhecer as representações sobre a função dos delegados de disciplina no ensino secundário (7.ª a 12.ª classes). Para tal desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos delegados de disciplina e entrevistámos supervisores pedagógicos e diretores de escola. Utilizámos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os delegados de disciplina são um grupo jovem e experiente, mas nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica. No desempenho da sua função ressaltam diversas componentes, a mais exercida é a componente burocrática, outra é a supervisão pedagógica e, por fim, uma componente formativa que é pouco valorizada. Verificou-se igualmente que os grupos investigados têm representações diferentes, quer quanto ao cumprimento da função quer quanto à forma como ela é cumprida. Os supervisores valorizam mais a componente de supervisão e os diretores e os delegados a componente de monitorização, apesar de no discurso os delegados valorizarem igualmente a componente de supervisão. Aspeto em que todos estão de acordo é a reduzida motivação dos delegados para o exercício das suas funções, fruto de condições de trabalho muito precárias. Esta investigação permite-nos inferir que o conceito de supervisão pedagógica se divide entre aqueles que a concebem como ajuda e colaboração e os que a entendem como monitorização e fiscalização do trabalho do professor. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | LE@D, Universidade Aberta e Universidade Coimbra | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34620/incte.2020 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-276-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14856 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/20081 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Delegados de disciplina | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.title | A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipe | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 452 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 441 | pt_PT |
oaire.citation.title | V Encontro International de Formação na Docência | Livro de Atas | pt_PT |
person.familyName | Coelho | |
person.familyName | Miranda | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Branca | |
person.identifier | R-000-217 | |
person.identifier.ciencia-id | BA1E-EDE1-477E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7949-2877 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2798-5677 | |
person.identifier.rid | G-2216-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57188679352 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6e665843-0e0a-4277-a3a7-ef0799750226 | |
relation.isAuthorOfPublication | 56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6e665843-0e0a-4277-a3a7-ef0799750226 |