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A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipe

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCoelho, António
dc.contributor.authorMiranda, Branca
dc.date.accessioned2023-09-11T11:48:29Z
dc.date.available2023-09-11T11:48:29Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionIntegrado no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas- https://lead.uab.pt/obvspa/pt_PT
dc.description.abstractAs estruturas intermédias são fundamentais para a implementação de um sistema de ensino inclusivo e de qualidade devido ao importante papel que têm no desenvolvimento profissional dos professores. São assim um contributo para o sistema de ensino evoluir, mudar de forma a dar resposta às necessidades da sociedade. Em São Tomé e Príncipe são os delegados de disciplina que corporizam esta estrutura, sendo responsáveis ao nível de escola pela supervisão dos professores. Este estudo pretendeu conhecer as representações sobre a função dos delegados de disciplina no ensino secundário (7.ª a 12.ª classes). Para tal desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos delegados de disciplina e entrevistámos supervisores pedagógicos e diretores de escola. Utilizámos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os delegados de disciplina são um grupo jovem e experiente, mas nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica. No desempenho da sua função ressaltam diversas componentes, a mais exercida é a componente burocrática, outra é a supervisão pedagógica e, por fim, uma componente formativa que é pouco valorizada. Verificou-se igualmente que os grupos investigados têm representações diferentes, quer quanto ao cumprimento da função quer quanto à forma como ela é cumprida. Os supervisores valorizam mais a componente de supervisão e os diretores e os delegados a componente de monitorização, apesar de no discurso os delegados valorizarem igualmente a componente de supervisão. Aspeto em que todos estão de acordo é a reduzida motivação dos delegados para o exercício das suas funções, fruto de condições de trabalho muito precárias. Esta investigação permite-nos inferir que o conceito de supervisão pedagógica se divide entre aqueles que a concebem como ajuda e colaboração e os que a entendem como monitorização e fiscalização do trabalho do professor.pt_PT
dc.description.sponsorshipLE@D, Universidade Aberta e Universidade Coimbrapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34620/incte.2020pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-276-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14856
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/20081pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDelegados de disciplinapt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.titleA função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage452pt_PT
oaire.citation.startPage441pt_PT
oaire.citation.titleV Encontro International de Formação na Docência | Livro de Ataspt_PT
person.familyNameCoelho
person.familyNameMiranda
person.givenNameAntónio
person.givenNameBranca
person.identifierR-000-217
person.identifier.ciencia-idBA1E-EDE1-477E
person.identifier.orcid0000-0001-7949-2877
person.identifier.orcid0000-0002-2798-5677
person.identifier.ridG-2216-2011
person.identifier.scopus-author-id57188679352
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6e665843-0e0a-4277-a3a7-ef0799750226
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