Repository logo
 
Publication

e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorCravino, José
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2022-12-15T09:53:09Z
dc.date.available2022-12-15T09:53:09Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPedrosa, Daniela; Cravinho, José; Morgado, Leonel, org. - e-SimProgramming [Em linha]: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software. Lisboa: Universidade Aberta, 2022. (eUAb. Universitária; 32). ISBN 978-972-674-939-4pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/uab.cu.32
dc.identifier.isbn978-972-674-939-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12731
dc.identifier.urihttps://www.iacervo.com/uab/book_ileio/944745
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.isversionofhttps://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX
dc.relation.publisherversionhttps://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectEngenharia de softwarept_PT
dc.subjectAprendizagem imersivapt_PT
dc.titlee-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de softwarept_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNamePedrosa
person.familyNameCERDEIRA CLETO CRAVINO
person.familyNameMorgado
person.givenNameDaniela
person.givenNameJOSÉ PAULO
person.givenNameLeonel
person.identifierB-4337-2008
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.ciencia-idBF13-0C43-7A49
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0002-5376-6128
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id24281352800
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublicationcda4574e-4333-4021-b201-f02224390ee0
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Universitária.pdf
Size:
185.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: