Publication
e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Pedrosa, Daniela | |
dc.contributor.author | Cravino, José | |
dc.contributor.author | Morgado, Leonel | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T09:53:09Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T09:53:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pedrosa, Daniela; Cravinho, José; Morgado, Leonel, org. - e-SimProgramming [Em linha]: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software. Lisboa: Universidade Aberta, 2022. (eUAb. Universitária; 32). ISBN 978-972-674-939-4 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34627/uab.cu.32 | |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-939-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12731 | |
dc.identifier.uri | https://www.iacervo.com/uab/book_ileio/944745 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.isversionof | https://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX | |
dc.relation.publisherversion | https://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX | |
dc.subject | Didática | pt_PT |
dc.subject | Engenharia de software | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem imersiva | pt_PT |
dc.title | e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
person.familyName | Pedrosa | |
person.familyName | CERDEIRA CLETO CRAVINO | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Daniela | |
person.givenName | JOSÉ PAULO | |
person.givenName | Leonel | |
person.identifier | B-4337-2008 | |
person.identifier | R-000-93D | |
person.identifier.ciencia-id | FC10-C486-DC7C | |
person.identifier.ciencia-id | BF13-0C43-7A49 | |
person.identifier.ciencia-id | 7119-981F-18A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9536-4234 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5376-6128 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5517-644X | |
person.identifier.rid | F-2692-2010 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24281352800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 23025615500 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1 | |
relation.isAuthorOfPublication | cda4574e-4333-4021-b201-f02224390ee0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1 |