Publication
Perceções sobre práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
| dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
| dc.contributor.author | Santos, Maria Glória | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-09T12:25:33Z | |
| dc.date.available | 2020-06-09T12:25:33Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Esta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica, das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teórico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um concelho da área metropolitana do Porto. A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os objetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma interpretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de departamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupamento e à sua análise. A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando-se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Santos, M. G. & Oliveira, I. (2017). Perceções sobre práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas. In C. Mesquita, M.V. Pires & R.P. Lopes (Eds.), Livro de Atas de INCTE2016 (pp. 600-608).Bragança: Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-745-206-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9770 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Liderança | pt_PT |
| dc.subject | Lideranças intermédias | pt_PT |
| dc.title | Perceções sobre práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Bragança-Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 608 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 600 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Livro de Atas INCTE2016 | pt_PT |
| person.familyName | Oliveira | |
| person.givenName | Isolina | |
| person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Perceções sobre práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas.pdf
- Size:
- 179.54 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
