Publication
O papel das lideranças escolares no apoio à utilização das TIC no processo de ensino/aprendizagem: estudo de caso
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Goulão, Fátima | |
dc.contributor.author | Silva, Teotónio Filomeno Almeida Correia e | |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T11:55:48Z | |
dc.date.available | 2025-06-03T11:55:48Z | |
dc.date.issued | 2025-04-28 | |
dc.date.submitted | 2025-06-03 | |
dc.description | Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação decorreu num Agrupamento de Escolas do Norte do país no ano letivo 2023/24, com o intuito de analisar o papel da liderança na disponibilização dos recursos digitais, na sua gestão bem como na promoção da capacitação dos professores para uma utilização pedagógica efetiva dos recursos e plataformas digitais. Analisa também o modo como o apoio técnico e pedagógico aos docentes é mobilizado pelas lideranças na resolução dos constrangimentos. Esta investigação, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a seis docentes com funções de liderança e oito docentes apenas com funções letivas. O trabalho permitiu concluir que o envolvimento das lideranças na efetivação da utilização dos recursos e plataformas digitais bem como na promoção da capacitação dos docentes é fundamental para a integração efetiva desses recursos nos processos de ensino e aprendizagem. Permitiu também concluir a importância atribuída pelos docentes ao apoio técnico e pedagógico. Os docentes estão capacitados para utilizar os recursos existentes na escola embora o nível de capacitação não seja idêntico. Assim, foram implementadas ações de formação para aumentar o nível de capacitação dos docentes em função do respetivo grau de proficiência. A escola está muito bem equipada e as lideranças desempenham um papel muito importante na promoção da utilização dos recursos bem como na disponibilização do apoio técnico, aspeto bastante solicitado pelos docentes. A importância das tecnologias na educação na escola é uma realidade e pode ser analisada a partir de diferentes perspetivas, quer ao nível das infraestruturas de rede e comunicações, equipamentos atualizados, apoio técnico-pedagógico, plataformas de gestão pedagógica e de gestão escolar que no seu conjunto contribuem para práticas pedagógicas centradas nas necessidades específicas do aluno. A sua utilização tem sido o motor de mudanças significativas nos métodos de ensino, permitindo personalizar a aprendizagem e desenvolver competências digitais dos alunos. | por |
dc.description.abstract | This research was conducted in a school group in the northern part of the country, during the 2023/24 academic year. The aim was to analyze the role of leadership in providing and managing digital resources, as well as promoting teacher training for the effective pedagogical use of these resources and platforms. Additionally, it examines how leaders mobilize technical and pedagogical support for teachers to resolve constraints. This qualitative investigation was based on semi-structured interviews with six teachers in leadership roles and eight teachers in teaching roles. The study concluded that the involvement of leaders in the effective use of digital resources and platforms, as well as in promoting teacher training, is fundamental for the successful integration of these resources into teaching and learning processes. It also highlighted the importance that teachers place on technical and pedagogical support. Teachers are trained to use the school’s existing resources, although the level of training varies. Therefore, training initiatives were implemented to enhance teachers’ proficiency based on their respective levels of expertise. The school is very well equipped and the leaders play a crucial role in promoting the use of resources and providing technical support, which is highly sought after by teachers. The importance of technology in education is a reality and can be analyzed from various perspectives, including network and communications infrastructure, updated equipment, technical-pedagogical support, and pedagogical and school management platforms. Together, these elements contribute to pedagogical practices focused on the specific needs of students. The use of technology has driven significant changes in teaching methods, enabling personalized learning and the development of students’ digital skills. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19917 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Escola | |
dc.subject | Docentes | |
dc.subject | Liderança | |
dc.subject | Recursos digitais | |
dc.subject | Plataformas | |
dc.subject | Apoio técnico-pedagógico | |
dc.subject | School | |
dc.subject | Teachers | |
dc.subject | Leadership | |
dc.subject | Digital resources | |
dc.subject | Platforms | |
dc.subject | Technical-pedagogical support | |
dc.title | O papel das lideranças escolares no apoio à utilização das TIC no processo de ensino/aprendizagem: estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração e Gestão Educacional |