Repository logo
 
Publication

Implementation of a Learning Management System (LMS) in an organizational context

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Arnaldo
dc.contributor.authorVicente, João Pedro Capelo Serra
dc.date.accessioned2024-04-30T09:19:56Z
dc.date.embargo2027-04-12
dc.date.issued2024-04-12
dc.date.submitted2024-04-30
dc.description.abstractOs Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) estão se a tornar cada vez mais populares para empresas que procuram alternativas que facilitem a educação e o desenvolvimento de competências de recursos humanos. Como uma aplicação de software que fornece uma plataforma para gerir, fornecer e analisar processos de aprendizagem online, o LMS fornece às empresas uma solução económica para a disponibilização de programas de treino mais flexíveis e personalizados. Para explorar os aspetos essenciais do LMS, avaliar o grau de resposta às necessidades de aprendizagem das empresas e estudar os requisitos técnicos envolvidos, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e uma investigação com a aplicação da metodologia de Design Science Research (DSR). Pretende-se, com esta dissertação, investigar as características inerentes à implementação de um LMS personalizado em contexto organizacional, de forma a servir como um possível modelo de instalação e consequentes linhas de orientação para uma solução concreta. Após identificar e justificar o problema de investigação, definiram-se os requisitos do artefacto, efetuou-se o design e desenvolvimento de uma plataforma LMS personalizada e de conteúdos de formação para colaboradores de uma empresa real. Os resultados foram demonstrados e avaliados através da aplicação de um inquérito por questionário para 86 pessoas em contexto real de implementação, com a extração e análise de dados respetiva. O processo de implementação concluiu numa plataforma eficaz e útil para processos de aprendizagem, com uma correlação direta entre o conteúdo e aplicação em contexto laboral, destacando-se pela sua usabilidade e impacto positivo na promoção do desenvolvimento de conhecimento e conformidade organizacional.pt_PT
dc.description.abstractLearning Management Systems (LMS) are becoming increasingly popular for businesses seeking alternatives that facilitate human resources education and competence development. As a software application that provides a platform for managing, delivering, and tracking online training, LMS supplies organizations with a cost-effective solution for providing more flexible and customized employee training applications. To explore the essential aspects of LMS, assess the degree to which these qualities satisfy the learning demands of enterprises and study the technical requirements involved, a Systematic Literature Review (SLR) and a Design Science Research (DSR) was carried. Its main goal is to define the scope of the concrete implementation of a personalized LMS in an organizational context so it can serve as both a blueprint for optimal deployment and a consequent objective definition for a concrete solution. Subsequently, DSR is proposed from a specific problem identification: trying to streamline customized learning contents to standardize processes and procedures enterprise-wide. Following the identification and justification of the research problem, the artifact requirements were defined, the design and development of a personalized LMS platform were carried, and learning contents for employees of a real organization were deployed. The results were demonstrated and evaluated by applying a questionnaire survey to 86 individuals in a real implementation context, with respective data extraction and analysis. The implementation process resulted in an effective and useful platform for corporate learning, with a direct correlation between content and workplace application, highlighted for its usability and positive impact on promoting knowledge development and organizational compliance.pt_PT
dc.identifier.citationVicente, João Pedro Capelo Serra - Implementation of a Learning Management System (LMS) in an organizational context [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], [2024], 150 p.
dc.identifier.tid203609018
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16005
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSistemas de gestão da aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectTecnologia da educaçãopt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectPersonalizaçãopt_PT
dc.subjectImplementaçãopt_PT
dc.subjectLearning management systemspt_PT
dc.subjectOrganizational learningpt_PT
dc.subjectEducation technologypt_PT
dc.subjectPersonalizationpt_PT
dc.subjectImplementationpt_PT
dc.titleImplementation of a Learning Management System (LMS) in an organizational contextpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMISE_JoaoVicente.pdf
Size:
5.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: