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Contextos e condicionantes para o uso e reutilizaĆ§Ć£o de recursos educacionais abertos

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociais::CiĆŖncias da EducaĆ§Ć£opt_PT
datacite.subject.sdg04:EducaĆ§Ć£o de Qualidade
datacite.subject.sdg09:IndĆŗstria, InovaĆ§Ć£o e Infraestruturas
dc.contributor.advisorMendes, AntĆ³nio Quintas
dc.contributor.authorFernandes, Isabelle Anjos Martins
dc.date.accessioned2018-07-06T09:49:51Z
dc.date.available2018-07-06T09:49:51Z
dc.date.issued2018-05-22
dc.date.submitted2018-07-06
dc.description.abstractNa globalidade do mundo em que vivemos, fala-se de sociedade da informaĆ§Ć£o, de redes sociais e de partilha generalizada. Nas universidades, as solicitaƧƵes para uso e reutilizaĆ§Ć£o de Recursos Educacionais pertencem a um mundo onde se fala cada vez mais de abertura. A abertura deve ser entendida como mais hipĆ³teses para todos acederem a mais oportunidades de aprender e partilhar. Para aproveitar esta potencialidade, precisamos de apreender o contexto e as condicionantes em que se inscrevem os Recursos Educacionais Abertos (REAs), em particular no Ensino Superior PortuguĆŖs. A presente investigaĆ§Ć£o procurou estudar as perceƧƵes de um grupo de estudantes do Ensino Superior PortuguĆŖs sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as suas condicionantes no momento de transformar produƧƵes escritas por outros em REAs. A investigaĆ§Ć£o incidiu sobre um grupo de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado completamente online mais especificamente na unidade curricular de Psicologia da ComunicaĆ§Ć£o Online do Mestrado em Pedagogia do E-learning da Universidade Aberta de Portugal. A metodologia escolhida para desenvolver o trabalho foi a Design-Based Research (DBR) porque se adequa Ć s fases de design, implementaĆ§Ć£o e anĆ”lise que integram um processo em construĆ§Ć£o. Foram consideradas iteraƧƵes da unidade curricular de enquadramento, o processo de aplicaĆ§Ć£o da DBR contemplou dois grupos de investigadores nos quais cada um desenvolveu a sua pesquisa, situaĆ§Ć£o que representa um desafio aceite e apresentou os seus benefĆ­cios. O objeto do nosso estudo situa-se na iteraĆ§Ć£o da unidade curricular onde foram aplicados dois questionĆ”rios e uma grelha da anĆ”lise que permitiram recolher dados sobre a perceĆ§Ć£o dos estudantes ao trabalhar no contexto dos REAs. Os 5 Rs de Wiley foram pautando o ritmo do estudo, ficando convicta a investigadora da necessidade de mais aplicaƧƵes e de mais estudos que permitam consolidar o objetivo de mais REAs para a educaĆ§Ć£o aberta.pt_PT
dc.description.abstractNowadays we speak about society of information, social networks and generalized share all over the world. In the universities, the solicitations for use and reuse of Educational Resources belong to an environment where opening is more and more referred. This opening must be interpreted as more chances for all the people to achieve more opportunities to learn and share. In order to take advantage of this possibility, we need to seize the context and the conditioning where the Opening Educational Resources are to be found especially in the Portuguese Higher Education. This investigation tried to study the perceptions of a group of students on OER and their environment to transfer written works by others in OER. It was taken from a group of students of a masterā€™s course unit completely on line more specifically Psychology of Communication online ā€“ Master course in pedagogy of E-learning of the Universidade Aberta de Portugal. The methodology chosen to develop this investigation was the Design-Based Research (DBR) because it is suitable to the phases of design, implementation and analysis that integrate a process under construction. We considered iterations of the course unity of framework, the process of application of the DBR was composed by two groups of investigators each one developing his search which was a challenge accepted and with proved advantages. The object of our study focuses on the iteration where we used two inquiries and an analysis grid which permitted to make a data collection about the perception the students had working, on the OERā€™s context. The 5 Rs of Wiley were pacing the study. The investigator is certain that more applications and study are absolutely needed which will allow to consolidate the aim of more OER for open education.pt_PT
dc.identifier.citationFernandes, Isabelle Anjos Martins - Contextos e condicionantes para o uso e reutilizaĆ§Ć£o de recursos educacionais abertos [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 2 vols.
dc.identifier.tid101457936pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7389
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino a distĆ¢nciapt_PT
dc.subjectReutilizarpt_PT
dc.subject5Rspt_PT
dc.subjectDesign-based researchpt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.subjectReusept_PT
dc.titleContextos e condicionantes para o uso e reutilizaĆ§Ć£o de recursos educacionais abertospt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em EducaĆ§Ć£o na especialidade de EducaĆ§Ć£o a DistĆ¢ncia e Elearning apresentada Ć  Universidade Abertapt_PT

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