Repository logo
 
Publication

Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Elizabeth
dc.contributor.authorRezende, Roberto Flavio
dc.date.accessioned2020-07-20T11:34:17Z
dc.date.available2020-07-20T11:34:17Z
dc.date.issued2020-06-24
dc.date.submitted2020-07-20
dc.description.abstractO ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso.pt_PT
dc.description.abstractDistance learning has been a reality for many decades, and in recent years we have seen it emerge, due to the popularization and maturity of the Internet, various undergraduate and postgraduate courses online. However, in this modality, we must be aware that the profiles of both teacher and student are usually different from classroom teaching, where there is “face to face” interaction between the parties. Thus, the lack of direct contact causes the teacher to lose direct perception of the progress of his / her course, usually needing to navigate through various tools and reports to get this view. This work will present the research project of a visual model for the creation of educational dashboards for distance education-based subjects, based on a survey of the essential metrics for teachers, for the display of information that allows the teacher to monitor their students, in a visual and simplified way, throughout the course.pt_PT
dc.identifier.citationRezende, Roberto Flavio - Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 109 p.
dc.identifier.tid202506100
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9870
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDashboards educacionaispt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectVisualização de informaçãopt_PT
dc.subjectDocênciapt_PT
dc.subjectFerramentas digitaispt_PT
dc.subjectData visualizationpt_PT
dc.subjectTeacher supportpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectComputer science and educationpt_PT
dc.subjectEducational dashboardpt_PT
dc.titleModelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMISE_RobertoRezende.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format