Repository logo
 
Publication

A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática

dc.contributor.authorSilva, Carla
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2014-01-13T15:11:54Z
dc.date.available2014-01-13T15:11:54Z
dc.date.issued2013-04
dc.description.abstractPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-­‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.por
dc.description.abstractCan online environments promote learning skills such that basic education students understand them? This paper examines the impact of new online educational scenarios as to how self-­‐learning skills are perceived in the discipline of Mathematics in basic education. The research covered 114 students, 5th year, of one school in the district of Porto, Portugal. At the end of the academic year, students responded to a range of self-­‐learning skills adapted to learning in online environments. The results of the study show that virtual learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how basic education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning or Accepting Personal Responsibility through Learning, Learning Initiative and Guidance on Learning Experience and Autonomy. The study examines the implications of the findings, from the perspective of both the practical intervention and the reflection on the future of educational processes.por
dc.identifier.citationSilva, Carla; Moreira, J. António - A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática. "Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais" [Em linha]. ISSN 2176-171X. A. 5, vol. 13, nº 1 (jan./abr. 2013), p. 68-86por
dc.identifier.issn2176-171X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2790
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapecipor
dc.subjectCompetências de aprendizagempor
dc.subjectPerceção de aprendizagempor
dc.subjectAmbientes onlinepor
dc.subjectLearning skillspor
dc.subjectPerception learningpor
dc.subjectOnline environmentspor
dc.titleA promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemáticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSergipe, Brasilpor
oaire.citation.endPage86por
oaire.citation.startPage68por
oaire.citation.titleRevista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispor
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PUBLICADO_ArtigoEDAPECI_EnsinoMatemática_CarlaSilva.pdf
Size:
429.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: