Repository logo
 
Publication

Validação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiria

dc.contributor.authorFrancisco, Manuela
dc.contributor.authorEsperança, Cláudio
dc.contributor.authorSousa, Norberto
dc.contributor.authorVieira, Daniel
dc.contributor.authorNunes, Nelson
dc.date.accessioned2021-10-07T09:57:36Z
dc.date.available2021-10-07T09:57:36Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractUm dos aspetos focados por Martin Dougianas (2013), relativamente às melhorias do Moodle 2.5, diz respeito à acessibilidade e usabilidade. Segundo o cofundador do Moodle estas melhorias pretendem tornar mais eficiente a navegação nas páginas e as funcionalidades da aplicação. Considerando que um dos fatores fundamentais da acessibilidade é responder às necessidades dos diferentes perfis de utilizadores, procurámos, no IPLeiria, validar estas melhorias com utilizadores que apresentam necessidades específicas: navegação por teclado, navegação pela iris, navegação pelo movimento da cabeça e utilização de leitor de ecrã. Após a instalação, configuração e personalização da plataforma Moodle no servidor do IPLeiria, a Unidade de Ensino a Distância (UED) realizou testes de validação e pertinência das novas funcionalidades. Desenhou-se a unidade curricular (UC) Testes de Acessibilidade, onde foram disponibilizadas ferramentas de comunicação, diferentes tipos de recursos e diferentes tipos de atividades. Elaborou-se um guião com várias tarefas a realizar em diferentes páginas e foi disponibilizada uma lista de verificação das WCAG 2.0, elaborada a partir da Check list disponibilizada pelo W3C (2006) e adaptada aos testes da plataforma de eLearning (Moodle). Os testes foram realizados, autonomamente, por 2 estudantes do 2º ano do curso de Engenharia de Informática da ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, um membro do núcleo de investigação iACT – inclusão e acessibilidade em ação, do IPLeiria, que utilizaram diferentes leitores de ecrã. Além destes testes foram ainda realizados testes com recurso ao apontador de cabeça SmartNAV (navegação através do movimento da cabeça) por um técnico da Unidade de Ensino a Distância. A usabilidade da plataforma foi também testada com dispositivos móveis sem apresentar problemas de navegação e de conteúdos. Os resultados obtidos permitiram detetar diversas barreiras à acessibilidade, pelo que propomos um conjunto de sugestões para os docentes, que visam ultrapassar algumas destas barreiras.pt_PT
dc.description.abstractMartin Dougianas (2013) stresses that accessibility and usability is some of the improvements in the Moodle 2.5 version. According to the Moodle co-founder, these improvements intended to make navigation on the pages and the features of the application more efficient. Whereas one of the fundamental factors of accessibility is to respond to the needs of different user profiles, we have sought, in IPLeiria, validate these improvements with users who have specific needs: keyboard navigation, navigation by iris, navigation by head movement and use of screen reader. After the installation, configuration and customization of Moodle platform on the IPLeiria server, the Distance Learning Unit (UED) conducted some validation accessibility tests and pertinence of new features. We designed the Accessibility Testing Course, where we made available some communication tools, different types of resources and different types of activities. We have drawn up a script with multiple tasks to perform on different pages and was provided a WCAG 2.0 checklist, based on the Check list provided by W3C (2006) and adapted to our eLearning platform (Moodle) tests. The tests were conducted independently by 2 blind students (from the 2nd year of Computer Engineering graduate course of the ESTG School), a member (blind person) of the iACT IPLeiria research center, which used different screen readers. In addition to these tests were also carried out tests using the head pointer SmartNAV (navigation through the head movement) by a technician from the UED and also member of the iACT Research Centre. The results obtained made it possible to detect some accessibility problems, for which we propose a set of suggestions for teachers, which aim to overcome some of these barriers, in particular for blind people. Some usability aspects were also tested with mobile devices, not having been verified relevant problems of navigation and presentation of the contents
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFrancisco, M., Esperança, C., Sousa, N., Vieira, D. & Nunes, N. (2015). Validação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação - Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 4 [Online] http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html?#a4pt_PT
dc.identifier.issn2183-4555
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11231
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.relation.publisherversionPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectMoodle 2.5pt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectLeitor de ecrãpt_PT
dc.subjectSmartNAVpt_PT
dc.subjectValidação manual e automáticapt_PT
dc.subjectAccessibility
dc.subjectScreen reader
dc.subjectExpert and automatic validation
dc.titleValidação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleInclusão e Acessibilidade em Ação - Diferentes percursos, um rumopt_PT
person.familyNameFrancisco
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-idED14-64DB-4165
person.identifier.orcid0000-0002-4507-7859
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999

Files