Publication
A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais
dc.contributor.author | Santos, Fernando Luís | |
dc.contributor.author | Paz, João | |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T10:53:44Z | |
dc.date.available | 2020-08-05T10:53:44Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A avaliação por intermédio de portfólio introduz um método aberto que permite o desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos com reconhecidas lacunas nesta área científica e, ao mesmo tempo, permite que alunos com menos dificuldades as desenvolvam ainda mais. Este estudo analisa o processo de elaboração de um dos tópicos de um portfólio integrando duas unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica numa Escola Superior de Educação. A utilização de mapas conceptuais (ou mentais), nomeadamente em suporte digital permite, o desenvolvimento, mas também a avaliação, da complexidade do pensamento, neste caso, do pensamento matemático. Foram analisados vários conflitos cognitivos no sentido de uma bifurcação proceptual sugerindo que a exploração de atividades matemáticas recorrendo a estes instrumentos prepara os futuros educadores e professores de forma adequada, alargando o seu conhecimento científico e didático, através do seu envolvimento em atividades abertas e menos estruturadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, F. L., Paz, J. (2017). A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais, In: F. Almeida et al. (Eds). CNaPPES 2017 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp.197-201, Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99598-9-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9917 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Mapas conceptuais | pt_PT |
dc.subject | Poretfólio | pt_PT |
dc.title | A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 201 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 197 | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Paz | |
person.givenName | Fernando Luís Ferreira | |
person.givenName | João | |
person.identifier | gaEGpSsAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 5417-DD38-9AEE | |
person.identifier.ciencia-id | 6E1E-26E7-390A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5392-5443 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4061-1415 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a74b7cbb-f2dd-4ea4-94bf-62886ca52918 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- flsantos_jpaz_cnappes2017.pdf
- Size:
- 214.84 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format