Repository logo
 
Publication

A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais

dc.contributor.authorSantos, Fernando Luís
dc.contributor.authorPaz, João
dc.date.accessioned2020-08-05T10:53:44Z
dc.date.available2020-08-05T10:53:44Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA avaliação por intermédio de portfólio introduz um método aberto que permite o desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos com reconhecidas lacunas nesta área científica e, ao mesmo tempo, permite que alunos com menos dificuldades as desenvolvam ainda mais. Este estudo analisa o processo de elaboração de um dos tópicos de um portfólio integrando duas unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica numa Escola Superior de Educação. A utilização de mapas conceptuais (ou mentais), nomeadamente em suporte digital permite, o desenvolvimento, mas também a avaliação, da complexidade do pensamento, neste caso, do pensamento matemático. Foram analisados vários conflitos cognitivos no sentido de uma bifurcação proceptual sugerindo que a exploração de atividades matemáticas recorrendo a estes instrumentos prepara os futuros educadores e professores de forma adequada, alargando o seu conhecimento científico e didático, através do seu envolvimento em atividades abertas e menos estruturadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, F. L., Paz, J. (2017). A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais, In: F. Almeida et al. (Eds). CNaPPES 2017 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp.197-201, Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99598-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9917
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectMapas conceptuaispt_PT
dc.subjectPoretfóliopt_PT
dc.titleA complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage201pt_PT
oaire.citation.startPage197pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNamePaz
person.givenNameFernando Luís Ferreira
person.givenNameJoão
person.identifiergaEGpSsAAAAJ
person.identifier.ciencia-id5417-DD38-9AEE
person.identifier.ciencia-id6E1E-26E7-390A
person.identifier.orcid0000-0001-5392-5443
person.identifier.orcid0000-0003-4061-1415
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa74b7cbb-f2dd-4ea4-94bf-62886ca52918
relation.isAuthorOfPublication6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6d43b4e9-d8bf-4c32-8834-a1561c8346d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
flsantos_jpaz_cnappes2017.pdf
Size:
214.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format