Repository logo
 
Publication

Vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segunda

dc.contributor.authorDuan, Hongrui
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorFreitas, Maria João
dc.date.accessioned2023-09-21T09:21:20Z
dc.date.available2023-09-21T09:21:20Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNo processo de aquisição do Português Europeu (PE) por falantes nativos do Chinês Mandarim (CM), vários desafios fonéticos e fonológicos se colocam, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e, ɛ/, /o, ɔ/. Para identificar as dificuldades na aprendizagem destas vogais por alunos chineses, o presente estudo-piloto centra-se nas vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ produzidas em posição tónica, em diferentes condições experimentais (tarefas de nomeação, de descrição, de repetição e de leitura); as informantes observadas são chinesas, estudam português como língua segunda (L2) e têm nível intermédio-alto de proficiência linguística. Os resultados evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e, ɛ/ e /o, ɔ/, sendo a Altura de Vogal a propriedade mais problemática, com as vogais médias [e, o] associadas a taxas de sucesso baixas. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das labiais do que das coronais e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na de descrição. Transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), princípios universais e caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) são evocados na discussão sobre o que condiciona o desempenho das informantes. Com base nos dados recolhidos e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a relevância de uma instrução explícita sobre a pronúncia das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em níveis avançados de ensino-aprendizagem de português como L2, da análise acústica como ferramenta de aprendizagem da pronúncia e da realização de tarefas de fala controlada e espontânea.pt_PT
dc.description.abstractAcquiring European Portuguese (EP) implies some phonetic and phonological challenges for native speakers of Mandarin Chinese (MC), one of them being the acquisition of contrasts /e/-/ɛ/, /o/-/ɔ/. In order to contribute for the understanding on how Chinese learners deal with the aforementioned EP vowels, this pilot study investigates the production of target words containing the vowels /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in different experimental conditions (naming task, description task, repetition task and reading task) by three Chinese participants who study EP as second language (L2) with intermediate-high proficiency level. The results show the problematic acquisition of the vowel contrasts /e/-/ɛ/ and /o/-/ɔ/, especially of mid vowels ([e], [o]), Vowel Height being the most problematic property. We also found higher rates of target-like productions of labial vowels [o, ɔ] than of coronal ones [e, ɛ]. Better performances were attested in the repetition task, reading task and naming task, when compared to the description task. Transfer from the first language (MC), universal principles and the phonological properties of the target language (EP) are explored as conditions affecting the performance of the subjects. Based on the subjects’ performance and the on the conditions constraining their acquisition path, we defend the importance of a specific explicit instruction on the pronunciation of vowels /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in the EP L2 advanced classroom environments, the use of acoustic analysis as a tool for learning pronunciation and the performance of tasks of both controlled and spontaneous speech.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuan, H., Castelo, A., & Freitas, M. J. (2023). Vogais Orais Tónicas por Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu como Língua Segunda. Diacrítica, 36(2), pp. 76-99.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/diacritica.4805pt_PT
dc.identifier.issn2183-9174
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14958
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher76pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/indexpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAquisição de língua segunda (L2)pt_PT
dc.subjectVogais tónicaspt_PT
dc.subjectPortuguês como língua segundapt_PT
dc.subjectChinês mandarimpt_PT
dc.subjectEnsino de pronúnciapt_PT
dc.subjectSecond language acquisitionpt_PT
dc.subjectStressed vowelspt_PT
dc.subjectPortuguese as a second languagept_PT
dc.subjectMandarin chinesept_PT
dc.subjectPronunciation teachingpt_PT
dc.titleVogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segundapt_PT
dc.title.alternativeAcquisition of stressed oral vowels by chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second languagept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleDiacríticapt_PT
person.familyNameDuan
person.familyNameCastelo
person.familyNameFreitas
person.givenNameHongrui
person.givenNameAdelina
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-3299-7699
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0003-1155-3930
person.identifier.scopus-author-id14831264100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb212b83-f4b7-4b0c-a04d-6e5a96d975f4
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublicationfef09789-e46a-416c-96be-0644ca3d1344
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeb212b83-f4b7-4b0c-a04d-6e5a96d975f4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
04_DuanCasteloFreitas_final-vpubl.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: