Publication
Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores”
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T17:46:32Z | |
dc.date.available | 2022-12-19T17:46:32Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Formação Avançada LE@D – comunicação integrada no Pós-Doc acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning e Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta com o nº UID4372/FCT-FA-PPhD2019-03 e a supervisão da investigadora Teresa Cardoso. | pt_PT |
dc.description.abstract | É indiscutível a relevância que têm assumido ao longo do tempo os projetos associados à Wikimedia Foundation em geral e à Wikipédia em particular. Sob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Fundação Wikimedia criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação (PWE) e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade (PWU), com o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção, e trazendo vantagens para todos os intervenientes no processo. Portugal teve o seu primeiro PWU em 2016 pela mão da Universidade Aberta (UAb); até então, e desde 2011, em língua portuguesa, os contributos vieram de universidades brasileiras. Entre 2011 e 2018 foram realizados 92 cursos pela comunidade Wikipédia Lusófona, inscritos no PWU. Assim, pretende-se, mapear os referidos cursos, com a finalidade de responder à seguinte questão: - O que nos dizem os cursos inscritos na página lusófona do PWU? Como referenciais teóricos integramos o fenómeno Wikipédia no seio da educação aberta, nomeadamente no âmbito dos recursos educacionais abertos e das práticas educacionais abertas, identificando especificamente as questões associadas ao PWU. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® como instrumento analítico-metodológico, sustentado pela análise documental, a análise estatística e a análise de conteúdo. Este mapeamento permite identificar áreas curriculares, atores envolvidos, estratégias pedagógicas, produtos educativos e tendências de cada universidade envolvida, ampliando a nossa compreensão deste fenómeno. O recorte que apresentamos nesta comunicação evidencia os resultados da categoria meso “atores”, no âmbito da investigação de pós-doutoramento concretizada no Laboratório de Educação a Distância e eLearning. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pestana, F. & Cardoso, T. (2022). Meta-análise da Página Lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a Categoria Meso “Atores”. L. Morgado, M. Aires, F. Seabra, J. Paz & A. Rocha (2022). Livro de Resumos MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência, LE@D, Universidade Aberta, p. 73. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-926-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12771 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12060 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Wikimedia Foundation | pt_PT |
dc.subject | Programa Wikipédia na Universidade | pt_PT |
dc.subject | Educação aberta | pt_PT |
dc.subject | Mapeamento e sistematização de conhecimento | pt_PT |
dc.title | Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores” | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.title | MeetUP22 | pt_PT |
person.familyName | Pestana | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Filomena | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a |