Repository logo
 
Publication

Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses

dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorXu, Yixing
dc.contributor.authorDu, Yantong
dc.contributor.authorFu, Hanyu
dc.contributor.authorHu, Jianing
dc.contributor.authorLin, Ye
dc.contributor.authorMa, Xianru
dc.contributor.authorSoares, Liliana
dc.date.accessioned2022-07-05T08:59:07Z
dc.date.available2022-07-05T08:59:07Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractApesar de nem sempre ter sido suficientemente valorizada no ensino de uma língua não materna (e.g. GRANT, 2014), é importante ensinar a pronúncia a aprendentes de língua estrangeira (e.g. SAITO, 2007) e vários trabalhos incluem propostas sobre a concretização desse ensino (e.g. GRANT, 2014). Por outro lado, sabe-se das dificuldades dos alunos chineses na aprendizagem de uma língua como o português (e.g. NUNES, 2015). Embora existam já alguns trabalhos com informações sobre estas dificuldades e as estratégias para as ultrapassar, quer com base na experiência docente (cf. WANG, 1991; XU, 2012), quer com base em dados empíricos (e.g. YANG et al., 2015; CASTELO & SANTOS, 2016), seria conveniente completar estes dados com informações oriundas de diferentes experiências docentes, que mostrassem um panorama global do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses (em termos de dificuldades específicas e de estratégias didácticas mais adequadas para ensinar a pronúncia, através do treino da produção e do da compreensão ou percepção). Tendo em consideração tal contexto, esta comunicação identifica as linhas gerais desse perfil a partir da reflexão de docentes com experiência no ensino de português a aprendentes chineses. Assim, são analisadas as respostas de dez docentes a tópicos de reflexão sobre o tema em causa. As conclusões são apresentadas em termos de (i) dificuldades mais importantes entre os alunos chineses, (ii) estratégias mais úteis para o ensino da pronúncia, (iii) estratégias mais adequadas para o ensino da compreensão oral. Com base nestas dez experiências lectivas, contribui-se para a sistematização do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira.pt_PT
dc.description.sponsorship4.º Fórum Internacional, realizado na Universidade de Comunicação da China, Pequim, de 8-9 de julho de 2017.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, Adelina, Xu, Yixing, Du, Yantong, Fu, Hanyu, Hu, Jianing, Lin, Ye, Ma, Xianru, & Soares, Liliana (2018). Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses. In C. A. André, R. Pereira & L. Inverno (Eds.), Atas do 4.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China. Macau: Instituto Politécnico de Macau, pp. 323-342. (ISBN 978-99965-2-179-9)pt_PT
dc.identifier.isbn978-99965-2-179-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12009
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Macaupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cpclp.ipm.edu.mo/actas-4-forum-internacional/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de pronúnciapt_PT
dc.subjectPortuguês como língua estrangeirapt_PT
dc.subjectAprendentes chinesespt_PT
dc.titleExperiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chinesespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Comunicação da China, Pequimpt_PT
oaire.citation.endPage342pt_PT
oaire.citation.startPage323pt_PT
oaire.citation.titleAtas do 4.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na Chinapt_PT
person.familyNameCastelo
person.givenNameAdelina
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castelo et al-2018-forum-experiencias e perfil fonetico.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format