Repository logo
 
Publication

Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior : estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegre

dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Mateus da
dc.contributor.authorSantos, Carolina
dc.contributor.authorRomacho, João
dc.contributor.authorLoures, Luís
dc.contributor.authorPinheiro, Luís
dc.date.accessioned2016-05-02T08:14:10Z
dc.date.available2016-05-02T08:14:10Z
dc.date.issued2014-02
dc.description.abstractA introdução de eLearning no Ensino Superior é um processo com sucesso a nível mundial; é uma pedra angular para a construção de sociedades em desenvolvimento. Portugal a nível do Ensino Superior apresenta já iniciativas no ensino do eLearning, mas as mesmas são extremamente diversas e durante alguns anos um pequeno número de Universidades e Institutos promoviam efetivamente alternativas reais de aprendizagem baseadas em tecnologias de informação e comunicação. Pelo contrário, estas iniciativas centravam-se no uso das plataformas de eLearning (Moodle) no apoio documental às Unidades Curriculares. O caráter exploratório da iniciativa de eLearning do Instituto Superior Politécnico de Portalegre, um Instituto do Ensino Superior Politécnico público, tem características próprias que promovem o seu interesse científico e académico. Por um lado, porque a iniciativa decorre da visão estratégica do Instituto e da necessária adequação da sua prática académica ao paradigma de Bolonha. Por outro lado, porque a sua situação geográfica o solicita, bem como a situação económica dos nossos estudantes. Este artigo descreve o percurso do eLearning no Instituto Politécnico de Portalegre, a avaliação ao longo do ano letivo 2012/2013 e 1.ºsemestre de 2013/2014 em que se procedeu a algumas Unidades Curriculares de 2.ºciclo e Pós-Graduação oferecidas no IPP em Blended Learning e à definição dos modelos pedagógicos adaptados ao módulo de ambientação online para os estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThe introduction of e-Learning in Higher Education is a worldwide successful process and a cornerstone for the growth of developing societies. In Portugal there are already some initiatives being developed in e-Learning teaching in Higher Education, but they are extremely diverse and for years only a few Universities and Institutes have effectively promoted real learning alternatives based on information and communication technologies. On the contrary, these experiments focused on the use of e-Learning platforms (MOODLE) for documentary support to Curricular Units. The exploratory nature of the e-Learning initiative of the Polytechnic Institute of Portalegre, a public Higher Education Polytechnic Institution, presents unique characteristics, which state its scientific and academic interest. On the one hand, this initiative derives both from the strategic vision laid down by the Institute and from the necessary adjustment of its academic practice to the Bologna paradigm. On the other hand, both its own geographical situation requires it, as well as the student’s economic situation. This paper describes the e-Learning process at the Polytechnic Institute of Portalegre, the assessment undertaken throughout the academic year 2012/2013 and the 1st Semester 2013/2014, the period in which some Blended Learning Curricular Units were offered in 2nd Cycle and Post-Graduation Degree Courses, and when the pedagogical models adapted to the students’ module of online adaptation were defined.pt_PT
dc.identifier.citationSilva, Ana Isabel Mateus da [et al.] - Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior : estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegre. "Indagatio Didactica" [Em linha]. Vol. 6, nº 1 (2014), p. 121-142pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5227
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/181pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectBlearningpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleOs desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior : estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegrept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volumevol. 6(1)pt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel Mateus da
person.identifier.ciencia-id7116-B959-480A
person.identifier.orcid0000-0002-2507-2970
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8b72ee30-0a54-4be9-9688-a1e54f61dca0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b72ee30-0a54-4be9-9688-a1e54f61dca0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
elearning texto aveiro.pdf
Size:
309.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: