Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
98.57 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projecto Presense, apresentado neste livro, constitui em si um excelente exemplo de iniciativa
de criação em arte computacional / digital. No projecto Presense, o processo criativo
arranca com a experimentação seminal do artista, que joga com os conceitos, alguns de
grande complexidade científica, enquanto experimenta com os materiais, os sistemas e
algoritmos, os cenários aplicacionais, um processo potencialmente desorganizado ou aleatório,
ao qual se juntam gradualmente outros intervenientes, detentores de competências
e saberes necessários à obra que nasce. E então, paulatinamente, um aspeto ou questão
particular sobressai e ganha a atenção especial, tornando-se o centro da experimentação e
da reflexão, baseando a implementação, onde vários caminhos alternativos de evolução se
colocam, que serão eventualmente tentados, no sentido de progressivamente atingir instâncias mais refinadas, sendo uma das quais (ou grupo delas) escolhida para suportar a
experimentação e o desenvolvimento continuado até atingir o artefacto final.
Description
Keywords
Arte digital Artefacto digital Ciclo criativo Transdisciplinaridade
Citation
Marcos, Adérito, pref. - Artefacto Presense: do ciclo criativo à experiência transdisciplinar. In Mettelo, Verónica, ed. - “PRESENSE, Rudolfo Quintas” [Em linha]. [S.l.]: Artech-International, 2015. ISBN 978-989-99370-1-7. p.4-11
Publisher
Artech-International