Repository logo
 
Publication

Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto

dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.date.accessioned2023-02-23T15:50:55Z
dc.date.available2023-02-23T15:50:55Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractApresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso.pt_PT
dc.description.abstractIn this communication we present an Open Pedagogical Resource available to primaryandsecondary school teachers with the aim of contributing to the design of solutions that allow them to improve their teaching practice, using digital technologies in the fieldof assessment. This resource arose from a collective effort to overcome the difficultiescurrently experienced in these grades due to the COVID-19 pandemic. Its conceptionisbased on the research developed in the Laboratory of Distance Education and eLearning(LE@D) in the area of digital assessment of learning, whose conceptual framework, initially focused on higher education, has been evolving to other levels of education, considering totally digital learning contexts, contexts of hybrid nature as well as face-toface contexts as long as they are enriched by technology. We seek to i) present some keyideas regarding the ethical dimension of assessment; ii) approach the assessment of competences in the context of an assessment culture; iii) present the ideas that supportedthe structuring of the resource, taking into account the assessment of competences; iv)explain a model for selecting suitable technologies for digital assessment; iv) provide thedesign used to design the various examples of assessment activities that integrate thisresource.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13445
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniredept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectDigital assessmentpt_PT
dc.subjectPedagogical assessmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCompetencespt_PT
dc.subjectElementary and secondary educationpt_PT
dc.titleAvaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico abertopt_PT
dc.title.alternativeDigital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resourcept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issueNº1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEmRedept_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameAmante
person.givenNameAlda
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.scopus-author-id55980553700
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
863-Texto do artigo-4824-1-10-20230111.pdf
Size:
680.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: