Repository logo
 
Publication

A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses

dc.contributor.authorZhou, Chao
dc.contributor.authorFreitas, Maria João
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.date.accessioned2022-07-05T11:34:16Z
dc.date.available2022-07-05T11:34:16Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractVários estudos sobre aquisição da língua segunda revelam a dificuldade de falantes não nativos na aquisição das consoantes líquidas (e.g. Bradlow 2008, Bradlow et al. 1999, Derrick 2005). Embora haja referências às produções não conformes aos alvos dos aprendentes chineses relativamente às líquidas do Português Europeu (PE), feitas com base na experiência docente (Wang 1991) e em dados de escrita (Nunes 2014), tanto quanto sabemos, investigação sustentada em dados de produção oral não foi ainda desenvolvida para o PE. O PE apresenta quatro consoantes líquidas (as laterais /l/ e / ʎ /, as vibrantes /ɾ/ e /R/) (Mateus et al. 2005). Em coda apenas ocorrem /l/, realizada como [ɫ], e /ɾ/, realizada como [ɾ]. No Chinês Mandarim (CM), existem duas consoantes líquidas, /l/ e /r/ (Duanmu 2005, Lin 2007), apenas /r/ ocorrendo em posição de coda e sendo foneticamente realizada como [ɹ]. O presente trabalho examina a produção das consoantes líquidas do PE em coda por parte de catorze falantes chineses, com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, tendo dois anos de aprendizagem de português como língua estrangeira (PLE) na China e três meses de imersão em Lisboa. Todos os informantes participavam, no momento da recolha, em aulas de PLE do nível B1(Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e têm o mandarim como única língua materna. Foi efectuada uma recolha de dados através da aplicação de um teste de nomeação, com palavras-alvo dissilábicas ou trissilábicas, com consoantes líquidas em sílaba tónica e nas várias posições de sílaba e de palavra possíveis no PE. As produções dos informantes foram gravadas e a sua transcrição fonética foi concretizada por colaboradores experientes na tarefa. Os resultados mostram que os falantes chineses têm dificuldade em produzir as consoantes líquidas em coda, apresentando uma menor taxa de sucesso em /l/ (16.7%) do que em /ɾ/ (73.8%). Estes dados serão discutidos à luz (i) da relação entre nível segmental e níveis prosódicos (Nespor & Vogel 1986) e (ii) do ‘Speeching Learning Model’ (Flege 1995), segundo o qual os sons com maior contraste fonológico entre a L1 e a L2/LE são os mais fáceis de adquirir. Serão ainda analisadas as estratégias de reconstrução utilizadas pelos informantes, estratégias essas que apontam para a construção de representações fonológicas distintas entre os dois segmentos já no nível B1. Tais dados fornecem indicações para delinear o perfil fonético-fonológico do aprendente chinês de PLE e pistas para a planificação didáctica no domínio do ensino da estrutura sonora do PE como L2/LE.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationZhou, Chao, Freitas, Maria João, & Castelo, Adelina (2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In Cláudia Pazos Alonso, Vincenzo Russo, Roberto Vecchi & Carlos Ascenso André (Eds.), De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Volume V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática) (pp.87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. (ISBN 9789728827960)pt_PT
dc.identifier.isbn9789728827960
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12016
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAngelus Novus / AILpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/book/168pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês europeupt_PT
dc.subjectConsoantes líquidaspt_PT
dc.subjectEstrutura silábicapt_PT
dc.subjectAquisição do português como língua estrangeirapt_PT
dc.subjectAprendentes chinesespt_PT
dc.titleA aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chinesespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage117pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleDe Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Volume V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática)pt_PT
person.familyNameZhou
person.familyNameFreitas
person.familyNameCastelo
person.givenNameChao
person.givenNameMaria João
person.givenNameAdelina
person.identifier.ciencia-id621A-EA47-7D44
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0003-2235-6262
person.identifier.orcid0000-0003-1155-3930
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.scopus-author-id57221109084
person.identifier.scopus-author-id14831264100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8478512c-a169-4b88-83b1-d3ba20321064
relation.isAuthorOfPublicationfef09789-e46a-416c-96be-0644ca3d1344
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8478512c-a169-4b88-83b1-d3ba20321064

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Zhou Freitas Castelo 2019-AIL Ciencias Lgg.pdf
Size:
375.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format