Repository logo
 
Publication

Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE

dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-01-16T12:59:35Z
dc.date.available2023-01-16T12:59:35Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFEpt_PT
dc.description.abstractThe hyperconnected society that is emerging in this era, from the development of digital network technologies, has demanded disruptive movements in different contexts and in living and coexisting in its different dimensions. The area of education, mainly due to the pandemic of COVID-19, which made it impossible to continue the development of teaching and learning processes in the physical classroom, due to the requirement of physical isolation, was forced to use online digital technologies, in order to continue the teaching processes. This emergency situation highlighted the need to discuss and clarify various concepts, such as emergency remote education, distance education, teaching education, online education, open education, digital education, among others, brought by Moreira and Schlemmer (2020). Continuing the presentation of these concepts and, in order to deepen their understanding, as well as to identify the potential of each one of them in the context of hybridity and multimodality in education, we will analyze in this text the concepts of mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game-based learning, among others. Our main goal with this theoretical text, is to contribute with elements that enable reflection, helping teachers and managers to overcome educational designs based on the transposition of methodologies and practices of classroom teaching in physical geography for a digital education in network and in the construction of disruptive designs for an OnLIFE educationpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2020). Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE. Revista Interações, 16 (55), 103-122.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.21039pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21039pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectEducação onlifept_PT
dc.subjectHibridismopt_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectOnLIFE educationpt_PT
dc.subjectHybridismpt_PT
dc.subjectMultimodalitypt_PT
dc.titleAmpliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFEpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage122pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleRevista Interaçõespt_PT
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameMoreira
person.givenNameEliane
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21039-Texto do Trabalho-85489-1-10-20201230.pdf
Size:
308.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: