Publication
Abordagens pedagógicas para ambientes online
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
dc.contributor.author | Miranda, Luísa | |
dc.contributor.author | Morais, Carlos | |
dc.contributor.author | Dias, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T13:52:41Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T13:52:41Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, realizado em Leiria, de 16-18 de novembro de 2005. | pt_PT |
dc.description.abstract | As tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 972-95207-4-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16274 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Educação online | pt_PT |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem online | pt_PT |
dc.subject | Abordagens pedagógicas | pt_PT |
dc.title | Abordagens pedagógicas para ambientes online | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 274 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 269 | pt_PT |
oaire.citation.title | SIIE05 - VII Simpósio Internacional de Informática Educativa | pt_PT |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3385-5243 | |
person.identifier.rid | F-1800-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55769747744 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc |