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Formas de tratamento tu e você: um estudo focalizado nos testes escritos produzidos pelos professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSeara, Isabel
dc.contributor.authorSuege, Iza Luís Cosmo
dc.date.accessioned2025-11-07T14:29:28Z
dc.date.available2025-11-07T14:29:28Z
dc.date.issued2025-09-25
dc.date.submitted2025-11-07
dc.descriptionTese de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractA presente dissertação sobre o tema Formas de Tratamento TU e VOCÊ no Português em Moçambique: Um Estudo Focalizado nos Testes Escritos Produzidos por Professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT) tem como propósito conhecer e analisar, a partir de testes escritos dos professores do ISPT, o uso das formas de tratamento Tu e Você como formas de interação entre professor – aluno e qual a razão dessas escolhas. Com recurso à revisão bibliográfica e a testes elaborados pelos professores daquela instituição, no total de 24 testes escritos, entre exames e testes normais, assim como com questionários, constatamos que os professores têm como preferência o uso do pronome Você como forma de tratamento na sua relação com seus alunos, embora, às vezes usem Tu, coocorrendo em mesmo contexto com Você. No processo de seleção de pronomes formas de tratamento, recorrem ao imperativo, assim como não usam os pronomes na sua versão reto, mas sim sempre subjacentes à flexão de verbos. Com efeito, sugerimos mais estudos aprofundando do porquê estas coocorrências e que razões subjazem a estas escolhas de práticas linguísticas na flexão verbal.por
dc.description.abstractThe present dissertation on the Forms of Addressing You and You in Portuguese in Mozambique: A study focused on written tests produced by Teachers of the Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT), aim to understand and analyse, based on written tests from teachers of the ISPT, the use of the forms of address you and you as forms of interaction between teacher and student and the reason for these choices. Using a bibliographical review and tests prepared by teachers at that institution, in a total of 24 written tests, including exams and normal tests, as well as questionnaires, we found that teachers prefer to use the pronoun você as a form of address in their relationship with their students, although they sometimes use tu, co-occurrences in the same context whit você. In the process of selecting pronouns forms of address, they they resort to the imperative, just as they do not use the pronouns in their straight version, but always underlying the inflection of verbs. In fact, we suggest further studies delving into why these co-occurrences occur and what reasons underlie these choices of linguistic practices in verbal inflection.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20419
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectSociolinguística
dc.subjectEscolhas linguísticas
dc.subjectFormas de tratamento
dc.subjectMoçambique
dc.subjectSociolinguistics
dc.subjectLinguistics choices
dc.subjectForms off address
dc.subjectYou and you
dc.titleFormas de tratamento tu e você: um estudo focalizado nos testes escritos produzidos pelos professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Língua Portuguesa

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