Repository logo
 
Publication

O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história

dc.contributor.authorCosta, Esmeralda
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2014-01-02T17:27:25Z
dc.date.available2014-01-02T17:27:25Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractPoderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.por
dc.description.abstractCan virtual environments promote learning skills such that basic education students understand them? This paper examines the impact of new online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived in the discipline of History. The research covered 122 students, 8th year, of one school in the district of Porto, Portugal. At the end of the academic year, students responded to a range of self-learning skills adapted to learning in online environments. The results of the study show that virtual learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how basic education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning, Learning Initiative and Autonomy.por
dc.identifier.citationCosta, Esmeralda; Moreira, J. António - O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história. "Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo" [Em linha]. ISSN 2238-5819. Vol. 2, Nº 1 (nov. 2013), p. 42-55por
dc.identifier.issn2238-5819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2729
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFaculdade de Tecnologia de Guaratinguetápor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/indexpor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectCompetências de aprendizagempor
dc.subjectAmbientes virtuaispor
dc.subjectLearning skillspor
dc.subjectPerception learningpor
dc.subjectVirtual environmentspor
dc.titleO b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da históriapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage55por
oaire.citation.issue1por
oaire.citation.startPage42por
oaire.citation.titleRevista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismopor
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ArtigoPublicadoNov13_Esmeralda.pdf
Size:
572.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: