dc.contributor.author | Gonçalves, Carla Alexandra | |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T11:02:19Z | |
dc.date.available | 2019-01-21T11:02:19Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Importa-nos rever as relações entre a percepção e a representação. Enquadrando-se no que entendemos por percepção (a primeira unidade de conhecimento) e por representação, intentamos problematizar os casos da percepção à representação, partindo das ideias fundamentais: a percepção como uma representação da realidade; a arte como representação, mediada pelo artista; a recepção artística como nova representação, mediada pelo pensamento e pelas expectativas do sujeito que recebe; o pensamento como um fluxo de imagens; as palavras geram imagens e as imagens geram palavras; a arte como lugar inequívoco de produção de pensamento e de conhecimento. A percepção é o início de uma grande experiência relacional que nos liga ao mundo, que nos permite conhecer e realizar, e a maior realização da humanidade é a criação de novos mundos, ou de realidades irreais que nos extremam a experiência, como acontece com a Arte. Se a percepção se constitui como uma representação da realidade, a obra de arte suporta-se nessa representação para realizar-se noutra, atravessada pelos processos mentais e socioculturais do artista que conduz a possibilidade da obra estabelecer relações com os seus públicos. Por seu turno, a recepção da obra conduz a novas representações, desta feita efectuadas pelos indivíduos que a colhem e que com ela se relacionam partindo da percepção. Quando os sujeitos se apercebem que pensam sobre o que estão a percepcionar, produzindo as suas imagens mentais que partem da obra de arte, estão a produzir conhecimento, agindo sobre as suas próprias representações. Nesta medida, concebe-se a arte como uma representação fundada noutra, e que abre a múltiplas possibilidades de leitura, permitindo novas representações que enformam todas as experiências. Da falda que entrecruza os processos conscientes e inconscientes, nasce o pensamento simbólico e a Arte que, por sua vez, acontece quando acedemos às suas possibilidades de dilatar a qualidade de todos os signos, dos que existem e os que não existem, acontecendo quando acedemos às suas possibilidades de ampliar o próprio Homem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-815-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7864 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.subject | Percepção visual | pt_PT |
dc.subject | Rrepsentação artística | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da arte | pt_PT |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_PT |
dc.subject | Recepção artística | pt_PT |
dc.title | Da percepção à representação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 248 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 233 | pt_PT |
oaire.citation.title | In Memoriam. Estudos de Homenagem a António Augusto Gonçalves | pt_PT |
person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Carla Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | 0C19-77F2-32E7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3426-0359 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57241360700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 77001cea-3822-456e-86ec-c901c8d90636 | |
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