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Da percepção à representação

dc.contributor.authorGonçalves, Carla Alexandra
dc.date.accessioned2019-01-21T11:02:19Z
dc.date.available2019-01-21T11:02:19Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractImporta-nos rever as relações entre a percepção e a representação. Enquadrando-se no que entendemos por percepção (a primeira unidade de conhecimento) e por representação, intentamos problematizar os casos da percepção à representação, partindo das ideias fundamentais: a percepção como uma representação da realidade; a arte como representação, mediada pelo artista; a recepção artística como nova representação, mediada pelo pensamento e pelas expectativas do sujeito que recebe; o pensamento como um fluxo de imagens; as palavras geram imagens e as imagens geram palavras; a arte como lugar inequívoco de produção de pensamento e de conhecimento. A percepção é o início de uma grande experiência relacional que nos liga ao mundo, que nos permite conhecer e realizar, e a maior realização da humanidade é a criação de novos mundos, ou de realidades irreais que nos extremam a experiência, como acontece com a Arte. Se a percepção se constitui como uma representação da realidade, a obra de arte suporta-se nessa representação para realizar-se noutra, atravessada pelos processos mentais e socioculturais do artista que conduz a possibilidade da obra estabelecer relações com os seus públicos. Por seu turno, a recepção da obra conduz a novas representações, desta feita efectuadas pelos indivíduos que a colhem e que com ela se relacionam partindo da percepção. Quando os sujeitos se apercebem que pensam sobre o que estão a percepcionar, produzindo as suas imagens mentais que partem da obra de arte, estão a produzir conhecimento, agindo sobre as suas próprias representações. Nesta medida, concebe-se a arte como uma representação fundada noutra, e que abre a múltiplas possibilidades de leitura, permitindo novas representações que enformam todas as experiências. Da falda que entrecruza os processos conscientes e inconscientes, nasce o pensamento simbólico e a Arte que, por sua vez, acontece quando acedemos às suas possibilidades de dilatar a qualidade de todos os signos, dos que existem e os que não existem, acontecendo quando acedemos às suas possibilidades de ampliar o próprio Homem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-815-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7864
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectPercepção visualpt_PT
dc.subjectRrepsentação artísticapt_PT
dc.subjectPsicologia da artept_PT
dc.subjectPensamento criativopt_PT
dc.subjectRecepção artísticapt_PT
dc.titleDa percepção à representaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage248pt_PT
oaire.citation.startPage233pt_PT
oaire.citation.titleIn Memoriam. Estudos de Homenagem a António Augusto Gonçalvespt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameCarla Alexandra
person.identifier.ciencia-id0C19-77F2-32E7
person.identifier.orcid0000-0002-3426-0359
person.identifier.scopus-author-id57241360700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication77001cea-3822-456e-86ec-c901c8d90636
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