Repository logo
 
Publication

Anamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visual

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, António
dc.contributor.advisorMauro, Figueiredo
dc.contributor.authorFernandes, Manuel Joaquim Flores
dc.date.accessioned2023-04-21T15:49:37Z
dc.date.available2023-04-21T15:49:37Z
dc.date.issued2023-03-02
dc.date.submitted2023-04-21
dc.description.abstractA tecnologia de Realidade Aumentada tem vindo a conhecer notoriedade em diversas áreas, assumindo particular relevância no contexto educativo, tanto mais que está relativamente acessível através do uso de smartphones ou tablets que os alunos transportam diariamente para a sala de aula. Esta tecnologia oferece aos estudantes a possibilidade de combinar elementos virtuais com ambientes físicos, tornando as experiências de aprendizagem mais interativas e, por isso, mais interessantes, enriquecedoras e criativas. Nesta investigação apresentamos os resultados da implementação de um itinerário formativo, concebido para o estudo da geometria na disciplina de Educação Visual, do 9º ano de escolaridade, sobretudo na abordagem aos conceitos de perspetiva. Este itinerário combina a utilização de modelos 3D digitais e de Realidade Aumentada com a noção de Anamorfose, procurando estabelecer uma analogia entre os contributos de Albrecht Dürer e de Filippo Brunelleschi com as atuais possibilidades da realidade mista. Descrevemos o impacto das atividades realizadas com alunos do 9º ano de escolaridade no estudo da perspetiva, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Com base num percurso educativo, os alunos realizaram experiências de aprendizagem combinando tecnologias imersivas com desenho analógico. Esta proposta revelou potencialidades dignas de relevo no que diz respeito à abordagem ao conceito de imersão para a perceção e representação espacial. Utilizámos perspetivas imersivas obtidas através do desenho à mão sobre uma grelha equirectangular (perspetiva curvilínea) que permite explorar uma nova reconfiguração da realidade com aplicações de Realidade Virtual. Os resultados obtidos são promissores, tendo os alunos demonstrado facilidade na utilização desta tecnologia, revelando motivação, iniciativa e bastante autonomia no desenvolvimento dos trabalhos. Concluímos, ainda, que esta metodologia permitiu enriquecer a experiência imersiva dos alunos com a tecnologia de Realidade Virtual, melhorou a sua visualização espacial e a capacidade de representação tridimensional, tendo potenciado a autorregulação das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractAugmented reality has gained prominence in various fields, particularly in the educational context. In this setting, it has been accessible through the use of smartphones or tablets that students bring with them to the classroom. Such technology offers students the possibility of combining virtual elements with physical environments making learning experiences more interactive and, therefore, more interesting, rich and creative. Within this research project, findings arising from the implementation of a formative itinerary are presented. This itinerary was devised for the study of geometry within the context of the subject called Visual Education, year 9, and in particular to the study of the perspective concepts. The formative itinerary combines the use of digital 3D models and augmented reality with the notion of anamorphosis. It aims to establish an analogy between Albrecht Dürer and Filippo Brunelleschi’s contributions with the current potential of mixed reality. In this thesis, the impact of the activities developed under the formative itinerary are described with 9 year students for the study of perspective within the scope of Visual Education. Based on an educational pathway, students engaged with a set of learning experiences combining immersive technologies with analogical drawing. Such a proposal revealed a lot of potential in regard to approaches to the study of the concept of immersion for perception and spatial representation. Immersive perspectives were used and they were obtained through hand drawing on a equirectangular grid (curvilinear perspective) that enables to explore a new reconfiguration of reality with virtual reality applications. Findings are promising as students showed easiness in the utilization of such technology and they revealed motivation, initiative and a great deal of autonomy in the development of the tasks. This kind of methodology has allowed to expand the immersive experience of the students with the virtual reality. It also enabled spatial visualization and the capacity for tridimensional representation, and it also enhanced self-regulation of their learning.pt_PT
dc.identifier.citationFernandes, Manuel Joaquim Flores - Anamorfose e realidade aumentada Em linha]: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visual. [S.l.]: [s.n.], 2023. 294 p.
dc.identifier.tid101706537pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13638
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectAnamorfosept_PT
dc.subjectTecnologias imersivaspt_PT
dc.subjectPerspetiva curvilíneapt_PT
dc.subjectEducação visualpt_PT
dc.subjectAugmented realitypt_PT
dc.subjectVirtual realitypt_PT
dc.subjectAnamorphosispt_PT
dc.subjectImmersive technologiespt_PT
dc.subjectCurvilinear perspectivept_PT
dc.subjectVisual educationpt_PT
dc.titleAnamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visualpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_ManuelFernandes.pdf
Size:
15.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: