Repository logo
 
Publication

O envolvimento parental durante a pandemia covid-19: perceções e crenças dos pais em Portugal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorPacheco, Patrícia
dc.date.accessioned2023-09-25T13:40:00Z
dc.date.available2023-09-25T13:40:00Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractO papel dos pais na educação dos filhos é crucial para o sucesso educativo das crianças e tem benefícios para todos os intervenientes (pais, professores, profissionais, crianças). O contexto atual da pandemia covid-19 mudou a forma como os pais se envolvem e participam na escola, revelando uma diversidade de práticas. Estas são orientadas pelas perceções e crenças que os pais têm sobre a sua participação e sobre as suas competências, bem como pelas vantagens e obstáculos que atribuem ao seu envolvimento. Assim sendo, procurou-se com o estudo que aqui se apresenta: 1) Caracterizar as perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola durante a pandemia covid-19, nomeadamente na fase de distanciamento social e de ensino remoto de emergência; 2) Identificar os benefícios e obstáculos sobre o seu envolvimento e a relação escola/família; 3) Caracterizar as crenças de autoeficácia dos pais portugueses sobre o seu papel na fase de distanciamento social e de ensino remoto de emergência. Neste estudo participaram 106 pais de crianças a frequentar os 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário com 29 questões. De forma global, os resultados indicaram que: os pais referem uma diversidade de obstáculos que remetem para barreiras pragmáticas, culturais e psicológicas; as novas tecnologias foram essenciais para a comunicação escola/famílias; houve uma diversidade de respostas a nível da gestão do tempo das tarefas escolares e familiares; assim mesmo, a maioria dos pais referiu a existência de desgaste emocional e social, realçando o afastamento dos amigos e outros familiares.pt_PT
dc.description.abstractThe parents’ role in their children’s education is crucial for children’s educational success and benefits all stakeholders (parents, teachers, professionals, children). The current con text of the Covid-19 pandemic has changed the way parents get involved and how they participate in school, revealing a diversity of practices. These practices are guided by the perceptions and beliefs that parents have about their participation and their skills, as well as the advantages and obstacles they attribute to their involvement. Therefore, with the study presented here, we sought to: 1) Characterize the perceptions of parents about their involvement in school during the Covid-19 pandemic, namely in the phase of period of social distancing and emergency remote teaching; 2) Identify the benefits and obstacles on their involvement and the school/family relationship; 3) Characterize Portuguese parents’ self-efficacy beliefs about their role in the confinement and emergency remote teaching phase. A total of 106 parents of children attending the 1st and 2nd cycles of Ba sic Education participated in this study. A questionnaire with 29 questions was used for data collection. Overall, the results indicated that: parents report a variety of obstacles that lead to pragmatic, cultural and psychological barriers; new technologies were essential for school/families’ communication; there was a diversity of responses in terms of time management of school and family tasks; most parents reported the existence of emotio nal and social wear, highlighting the distancing from friends and other family members.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, A. P. y Pachecho, P. (2023). O envolvimento parental durante a pandemia covid-19: Perceções e crenças dos pais em Portugal. Revista Colombiana de Educación, (89), 9-32. https://doi.org/10.17227/rce.num89-13812pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17227/rce.num89-13812pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14987
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Colombiana de Educaciónpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/13812pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipação dos paispt_PT
dc.subjectCrenças dos paispt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectParents participationpt_PT
dc.subjectFamily involvementpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectParents beliefspt_PT
dc.titleO envolvimento parental durante a pandemia covid-19: perceções e crenças dos pais em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleRevista Colombiana de Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume89pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameRiscado de Barros Pacheco
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNamePatrícia
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.ciencia-id3A1B-13CC-57FC
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0002-0366-617X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublicationac98736f-03bf-485c-9ca5-dee615114487
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryac98736f-03bf-485c-9ca5-dee615114487

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O+envolvimento+parental+durante.pdf
Size:
344.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: