Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
993.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os modelos multi-nível são uma resposta à necessidade de analisar a relação entre os
indivíduos e o meio que os rodeia. Através destes modelos podemos separar o papel de
cada uma das características de uma estrutura interactiva complexa, com o intuito de
melhorar o conhecimento da realidade, permitindo uma intervenção mais eficiente.
Neste trabalho procuramos explorar os fundamentos dos modelos multi-nível, ilustrando
uma aplicação em educação, área pioneira de pesquisa destas metodologias.
Em concreto, apresentamos primeiro uma abordagem teórica e uma revisão histórica,
seguidas de uma explicação mais prática da construção deste tipo de modelos, na qual
se evidenciam os comandos do SPSS a utilizar para ajustar e interpretar os modelos
multi-nível.
Aplicamos esta teoria aos dados de uma escola profissional localizada em Sines, com o
intuito de estudar as diferenças entre as classificações médias dos alunos nos cinco
cursos, tendo em conta um conjunto de variáveis, quer do nível 1 (alunos), quer do nível
2 (cursos). As observações foram registadas entre 2004 e 2010, sendo a análise de dados
e o modelo obtidos com recurso ao SPSS versão 16.0.
Pudemos constatar que não existem diferenças significativas entre os cursos nem entre
os professores de Português e Matemática. Foram, no entanto, construídos os modelos,
com a introdução das co-variáveis estatisticamente significativas. Verificou-se a
existência de diferenças significativas entre as classificações médias dos alunos e as
variáveis género, a zona de proveniência, o facto de ter obtido ou não sucesso no curso e
as interacções (ano lectivo × sexo) e (ano lectivo × zona de proveniência). Concluímos
ainda a não existência de diferenças significativas entre a idade de entrada no curso e o sucesso do aluno.
Não se verificaram diferenças entre o modelo com três níveis e o modelo de classificação cruzada. As co-variáveis significativas foram a idade, o total de módulos em atraso e o professor de Português.
Recomendamos a utilização de uma amostra de maior dimensão e a comparação com outras escolas com características semelhantes à escola aqui em estudo.Multilevel models answer the need to analyze the relation between individuals and
surrounding environment. Through these models we can separate each one of the
characteristics of a complex interactive structure, aiming to improve knowledge of
reality, enabling a more effective intervention.
With this work we intend to explore the fundaments of multilevel models, illustrating an
application in education, the pioneering area for these methodologies.
We start with a theoretical approach and an historical revision, followed by a more
practical specification of the conception of this type of models, on which it’s
highlighted the SPSS commands to use to adjust and interpret the multilevel models.
We apply this theory to the data of a professional school located in Sines, in order to
study the differences between the average of the students scores in the five courses,
taking into account a set of variables, both for level 1 (students) as for level 2 (courses).
The observations were registered between 2004 and 2010, having used SPSS version
16.0 to perform data analysis and obtaining the model.
We can establish that there are no significant differences between the courses nor
between the Portuguese and Mathematics teachers, nonetheless the models have been
developed with the introduction of the statistically significant co-variables. There were,
however, significant differences between the average student test scores and the gender
variables, the provenance/district , the success rate in the course and the interactions
(school year sex) and (school year provenance). We also concluded that there are no
significant differences between the age of admission to the course and the student
success rate.
There were no differences between the model with three levels and the crossed
classification model. The significant variables were age, total modules in arrear and the
Portuguese teacher.
We recommend a wider sample to be used and comparison with other schools with
similar characteristics to the school under study.
Description
Dissertação de Mestrado em Estatística, Matemática e Computação
Keywords
Matemática Estatística Métodos estatísticos Informática Metodologia da investigação Estudo de casos Escolas profissionais Alunos Multilevel model Hierarchical linear model Crossed multilevel models SPSS for multilevel models Multilevel model in education
Pedagogical Context
Citation
Cruz, Cláudia Catarina Mendes Silva da - Modelos multi-nível [Em linha] : fundamentos e aplicações. Lisboa : [s.n.], 2010. 182 p.