Publication
Imagologia literária e identidade nacional em Eduardo Lourenço, Almeida Garrett e Eça de Queirós
datacite.subject.fos | Humanidades:Línguas e Literaturas | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Piedade, Ana Nascimento | |
dc.contributor.author | Campinho, José Maria Cibrão | |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T14:53:00Z | |
dc.date.available | 2018-03-27T14:53:00Z | |
dc.date.issued | 2018-01-31 | |
dc.date.submitted | 2018-03-27 | |
dc.description.abstract | A Imagologia Literária trouxe aos Estudos Literários e Culturais uma renovada e ampla perspectiva de abordagem da Literatura enquanto produto cultural específico com elevado valor identitário. Sucedânea da Literatura Comparada, a Imagologia Literária procura no texto literário as linhas configuradoras de representação de identidade. Foi o ensaísta Eduardo Lourenço quem primeiro estabeleceu uma imagologia identitária portuguesa resultante da leitura crítica da nossa Literatura moderna e contemporânea. Partindo das suas reflexões e da abordagem proposta pela recente Imagologia Literária, esta investigação pretende mostrar como se processa a articulação da Literatura com a questão da representação literária e da identidade nacional na obra de Almeida Garrett e Eça de Queirós. No primeiro capítulo faz-se uma síntese do estado actual dos estudos imagológicos e propõe-se a aplicação da sua metodologia no interior de uma mesma cultura, no plano temporal, em diferentes momentos da sua História; o segundo capítulo é dedicado ao pensamento de Eduardo Lourenço sobre a Literatura como via de interpretação e parte do processo de configuração da identidade nacional; o terceiro capítulo mostra como, através da renovação da língua e cânone literário, Almeida Garrett contribuiu para reformular a imagem identitária de Portugal; o quarto e último capítulo, mais extenso, procura analisar a relação de interdependência entre as opções estético-literárias de Eça de Queirós e a sua eficácia imagológica; explícita ou veladamente, Portugal é o tema recorrente do trajecto literário de Eça de Queirós, sobre o qual desenvolveu uma incansável demanda estético-literária iluminadora dos múltiplos aspectos da complexa questão da identidade nacional portuguesa. | pt_PT |
dc.description.abstract | Literary imagology has brought literary and cultural studies a broad new approach for treating literature as a specific cultural product with a high identity value. Literary imagology, in place of comparative literature, mines literary texts for configurative outlines of identity representation. The essayist Eduardo Lourenço was the first person to establish an imagology of Portuguese identity as a result of a critical reading of our modern and contemporary literature. Based on his reflections and the approach proposed by recent literary imagology, this research aims to show how literature articulates with the question of national identity in the work of Almeida Garrett and Eça de Queirós. The first chapter outlines the current state of imagological studies, and proposes applying its methodology within the same culture at different moments of its history. The second chapter is dedicated to Eduardo Lourenço's thinking on literature as a way of interpreting, and part of the process of configuring, national identity. The third chapter shows how Almeida Garrett, by renewing the literary canon and language, helped reformulate the image of Portuguese identity. The lengthier fourth and final chapter aims to analyse the relationship of interdependence between the esthetic-literary choices of Eça de Queirós and their imagological effectiveness: Portugal, overtly or covertly, is the leitmotif of the literary output of Eça de Queirós, on the basis of which he created an insatiable esthetic-literary demand by casting light on the manifold aspects of the complex question of Portuguese national identity. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Campinho, José Maria Cibrão - Imagologia literária e identidade nacional em Eduardo Lourenço, Almeida Garrett e Eça de Queirós [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 250 p. | |
dc.identifier.tid | 101466633 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7249 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Eduardo Lourenço, 1923-2020 | pt_PT |
dc.subject | Almeida Garrett, 1799-1854 | pt_PT |
dc.subject | Eça de Queirós, 1845-1900 | pt_PT |
dc.subject | Imagologia | pt_PT |
dc.subject | Literatura | pt_PT |
dc.subject | Identidade nacional | pt_PT |
dc.subject | Representação literária | pt_PT |
dc.subject | Literary imagology | pt_PT |
dc.subject | National identity | pt_PT |
dc.title | Imagologia literária e identidade nacional em Eduardo Lourenço, Almeida Garrett e Eça de Queirós | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Literatura e Cultura Portuguesas apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |