dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2008-12-16T15:23:35Z | |
dc.date.available | 2008-12-16T15:23:35Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Livro de homenagem à professora Maria Emília Ricardo Marques | en |
dc.description.abstract | O processo de aprendizagem é global. Ele é parte integradora da natureza humana e ultrapassa amplamente os conhecimentos veiculados através da Instituição Escola. A todo o momento os sujeitos se vêem inundados de novas informações que lhes chegam através dos mais variados suportes. As rápidas e sucessivas transformações que a sociedade tem vindo a sofrer ao longo dos anos, com repercussões em várias facetas da vida, têm vindo a demonstrar décalage em termos dos conhecimentos, entre o que a Instituição Escola transmite e os desafios que esta nova sociedade comporta. A formação a distância tende, em vários aspectos, a dar resposta à nova necessidade de individualização. Se oferece uma oportunidade a quem a ela recorre, quaisquer que sejam as suas motivações iniciais, este tipo de ensino permite, sobretudo, libertar os indivíduos de qualquer constrangimento espaço-temporal, imposto pelas formas tradicionais. Assim, apresentamos um estudo exploratório das razões que um grupo de aprendentes adultos (N=57) aponta para ter aderido ao ensino a distância e quais as suas concepções de trabalho dentro do mesmo. Os resultados deste estudo obtiveram-se a partir das respostas dadas a um questionário de resposta aberta integrando duas (2) grandes questões: a) razões consideradas mais importantes pelos aprendentes para esta sua opção; b) comportamentos ou aspectos considerados mais relevantes, para aumentar ou bloquear a aprendizagem, neste sistema de ensino. | en |
dc.identifier.citation | Goulão, Fátima - Ensinar e aprender a distância : algumas questões. In "Des(a)fiando discursos: Homenagem a Maria Emília Ricardo Marques". Lisboa : Universidade Aberta, 2005. ISBN 972-674-456-3. p. 391-399 | en |
dc.identifier.isbn | 972-674-456-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/373 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade Aberta | en |
dc.subject | Ensino a distância | |
dc.subject | Objetivos da educação | |
dc.subject | Métodos de aprendizagem | |
dc.title | Ensinar e aprender a distância : algumas questões | en |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Goulão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd |