Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensinar e aprender a distância : algumas questões

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Des(a)fiando Discursos391-399.pdf.pdf143.24 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O processo de aprendizagem é global. Ele é parte integradora da natureza humana e ultrapassa amplamente os conhecimentos veiculados através da Instituição Escola. A todo o momento os sujeitos se vêem inundados de novas informações que lhes chegam através dos mais variados suportes. As rápidas e sucessivas transformações que a sociedade tem vindo a sofrer ao longo dos anos, com repercussões em várias facetas da vida, têm vindo a demonstrar décalage em termos dos conhecimentos, entre o que a Instituição Escola transmite e os desafios que esta nova sociedade comporta. A formação a distância tende, em vários aspectos, a dar resposta à nova necessidade de individualização. Se oferece uma oportunidade a quem a ela recorre, quaisquer que sejam as suas motivações iniciais, este tipo de ensino permite, sobretudo, libertar os indivíduos de qualquer constrangimento espaço-temporal, imposto pelas formas tradicionais. Assim, apresentamos um estudo exploratório das razões que um grupo de aprendentes adultos (N=57) aponta para ter aderido ao ensino a distância e quais as suas concepções de trabalho dentro do mesmo. Os resultados deste estudo obtiveram-se a partir das respostas dadas a um questionário de resposta aberta integrando duas (2) grandes questões: a) razões consideradas mais importantes pelos aprendentes para esta sua opção; b) comportamentos ou aspectos considerados mais relevantes, para aumentar ou bloquear a aprendizagem, neste sistema de ensino.

Description

Livro de homenagem à professora Maria Emília Ricardo Marques

Keywords

Ensino a distância Objetivos da educação Métodos de aprendizagem

Citation

Goulão, Fátima - Ensinar e aprender a distância : algumas questões. In "Des(a)fiando discursos: Homenagem a Maria Emília Ricardo Marques". Lisboa : Universidade Aberta, 2005. ISBN 972-674-456-3. p. 391-399

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue