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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de aprendizagem é global. Ele é parte integradora da natureza humana e
ultrapassa amplamente os conhecimentos veiculados através da Instituição Escola. A todo o
momento os sujeitos se vêem inundados de novas informações que lhes chegam através dos mais
variados suportes. As rápidas e sucessivas transformações que a sociedade tem vindo a sofrer ao
longo dos anos, com repercussões em várias facetas da vida, têm vindo a demonstrar décalage em
termos dos conhecimentos, entre o que a Instituição Escola transmite e os desafios que esta nova
sociedade comporta.
A formação a distância tende, em vários aspectos, a dar resposta à nova necessidade de
individualização. Se oferece uma oportunidade a quem a ela recorre, quaisquer que sejam as suas
motivações iniciais, este tipo de ensino permite, sobretudo, libertar os indivíduos de qualquer
constrangimento espaço-temporal, imposto pelas formas tradicionais.
Assim, apresentamos um estudo exploratório das razões que um grupo de aprendentes
adultos (N=57) aponta para ter aderido ao ensino a distância e quais as suas concepções de
trabalho dentro do mesmo. Os resultados deste estudo obtiveram-se a partir das respostas dadas
a um questionário de resposta aberta integrando duas (2) grandes questões:
a) razões consideradas mais importantes pelos aprendentes para esta sua opção;
b) comportamentos ou aspectos considerados mais relevantes, para aumentar ou bloquear a aprendizagem, neste sistema de ensino.
Description
Livro de homenagem à professora Maria Emília Ricardo Marques
Keywords
Ensino a distância Objetivos da educação Métodos de aprendizagem
Citation
Goulão, Fátima - Ensinar e aprender a distância : algumas questões. In "Des(a)fiando discursos: Homenagem a Maria Emília Ricardo Marques". Lisboa : Universidade Aberta, 2005. ISBN 972-674-456-3. p. 391-399
Publisher
Universidade Aberta