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O desafio e o lúdico na arte de instalação digital
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
dc.contributor.advisor | Silva, Bruno Miguel Mendes da | |
dc.contributor.advisor | Paulino, Fernando Jorge Sousa Faria | |
dc.contributor.author | Silva, Mário Manuel Dominguez da | |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T11:06:18Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T01:30:17Z | |
dc.date.issued | 2019-01-28 | |
dc.date.submitted | 2019-03-19 | |
dc.description.abstract | A afirmação da arte de instalação nos vários quadrantes da sociedade contemporânea tem vindo a adquirir contornos dignos de análise. Se por um lado se verifica na instalação uma forma de modernização dos museus e galeria, incorporando tecnologias e linguagens de apelo popular, procurando atrair uma nova e reforçada audiência; por outro existe uma adoção generalizada da instalação e dos aspetos associados à arte digital como forma sofisticada de promoção comercial e industrial, a fim de surpreender e converter o consumidor. Ambas as situações convergem para uma realidade: a aproximação das artes ao domínio do entretenimento e vice-versa. A par de outras características, o jogo (mais concretamente o jogo digital) tem vindo a funcionar como elemento de ligação entre ambos os polos. Esta tese procura argumentar que a introdução de aspetos ligados ao design e desenvolvimento de jogos digitais, suas linguagens, metodologias, tecnologias e a própria incorporação direta na peça de arte, assume potencial no proporcionar de novas ferramentas ao artista contemporâneo no processo de ativação do público na obra. Para o efeito, levou-se a cabo uma investigação em prática aplicada com o desenho, produção e exibição de instalações de arte digital, que por via da introdução de aspetos lúdicos ou inerentes ao domínio dos jogos digitais, mesmo que de forma subliminar, procuram contribuir para o despertar de novas vias de reflexão numa linguagem em permanente metamorfose. | pt_PT |
dc.description.abstract | The affirmation of the digital art installation in today's cultural landscape is an issue worthy of close analysis. If in a way this artistic act may be seen as a way to modernize museums and galleries, bringing new technologies and languages of popular appeal in order to attract a new and fresher audience; in another way, there is a verifiable trend in companies and industries as they incorporate art-related aspects, and all the implied aesthetic innovation and creativity, in order to make an impact on the consumer and facilitate conversion. Both situations converge to a single reality: the artistic realm is converging with the entertainment domain and vice-versa. As with other aspects, games (specifically digital games) are being considered valid links between the two fields. This thesis aims to present an argument that the introduction of game-related aspects - their languages, methodologies, technologies - renders the potential to bring new tools to the contemporary artist in the process of audience activation. Therefore, we've conducted a practice-based research by planning, developing and exhibiting multiple digital art installations with tangential imbued digital game characteristics, in an effort to shed light into new ways of expression in an ever changing medium. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, Mário Manuel Dominguez - O desafio e o lúdico na arte de instalação digital [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 482 p. | |
dc.identifier.tid | 101429983 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8039 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Média-arte digital | pt_PT |
dc.subject | Arte digital | pt_PT |
dc.subject | Instalações | pt_PT |
dc.subject | Lúdico | pt_PT |
dc.subject | Jogos digitais | pt_PT |
dc.subject | Media-art | pt_PT |
dc.subject | Digital art | pt_PT |
dc.subject | Installation | pt_PT |
dc.subject | Ludification | pt_PT |
dc.subject | Gameplay | pt_PT |
dc.title | O desafio e o lúdico na arte de instalação digital | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |