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- O desafio e o lúdico na arte de instalação digitalPublication . Silva, Mário Manuel Dominguez da; Silva, Bruno Miguel Mendes da; Paulino, Fernando Jorge Sousa FariaA afirmação da arte de instalação nos vários quadrantes da sociedade contemporânea tem vindo a adquirir contornos dignos de análise. Se por um lado se verifica na instalação uma forma de modernização dos museus e galeria, incorporando tecnologias e linguagens de apelo popular, procurando atrair uma nova e reforçada audiência; por outro existe uma adoção generalizada da instalação e dos aspetos associados à arte digital como forma sofisticada de promoção comercial e industrial, a fim de surpreender e converter o consumidor. Ambas as situações convergem para uma realidade: a aproximação das artes ao domínio do entretenimento e vice-versa. A par de outras características, o jogo (mais concretamente o jogo digital) tem vindo a funcionar como elemento de ligação entre ambos os polos. Esta tese procura argumentar que a introdução de aspetos ligados ao design e desenvolvimento de jogos digitais, suas linguagens, metodologias, tecnologias e a própria incorporação direta na peça de arte, assume potencial no proporcionar de novas ferramentas ao artista contemporâneo no processo de ativação do público na obra. Para o efeito, levou-se a cabo uma investigação em prática aplicada com o desenho, produção e exibição de instalações de arte digital, que por via da introdução de aspetos lúdicos ou inerentes ao domínio dos jogos digitais, mesmo que de forma subliminar, procuram contribuir para o despertar de novas vias de reflexão numa linguagem em permanente metamorfose.
- Política e planeamento linguístico na África do Sul : a língua portuguesa entre outras línguas não oficiaisPublication . Brandão, Leandro; Silva, Mário Filipe daA língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas e é a mais falada no hemisfério sul. Até ao final do século XXI, este número poderá quase duplicar e será em África onde mais se falará português, sobretudo na África Austral. A África do Sul é a economia líder desta região e uma das mais emergentes do continente africano. Num país multicultural, a comunidade portuguesa é uma das que mais se destaca na sociedade sul-africana. Durante as últimas décadas, o ensino do português foi direcionado à sua comunidade, como língua de herança. Atualmente, apenas uma minoria dos alunos lusodescendentes aprendem português como tal. Ao mesmo tempo, novos públicos procuram aprender a língua portuguesa. A África do Sul é o país com maior imigração em África, (mais de 3 milhões de residentes estrangeiros vindos de todo o mundo), sendo Moçambique um dos países com maior representação. Para uma melhor compreensão desta conjuntura, é analisada, nesta dissertação, a política de língua na África do Sul durante e após o apartheid, assim como a política da língua portuguesa neste contexto. Num país com 11 línguas oficiais e 16 não oficiais, pretende-se compreender o atual potencial da língua portuguesa nesta sociedade multilingue.