Repository logo
 
Publication

Gamificação & TIC em educação ambiental e turismo da natureza: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete Cidades

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorLima, Claudio Cleverson de
dc.date.accessioned2025-02-17T10:57:27Z
dc.date.available2025-02-17T10:57:27Z
dc.date.issued2024-12-31
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser apropriadas em diversas áreas, incluindo o contexto da Educação Ambiental e Turismo da Natureza (EATN). Este artigo descreve uma atividade gamificada móvel numa aula online paraestudantes da unidade curricular TIC da Licenciatura EATN, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Portugal. A convite da docente titular da turma e partindo dos pontos de interesse sinalizados pelos estudantes previamente, o docente brasileiroelaborou um roteiro turístico online personalizado no Google Maps utilizando a metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG). Os estudantes participaram remotamente da atividade gamificada sobre a Lagoa das Sete Cidades, Açores, com recurso aos seus computadores e smartphones. Durante a atividade os estudantes construíram aprendizagens lúdicas, históricas e ambientais do percurso interagindo com pistas em Realidade Aumentada (RA) e QRCodes, finalizando com a utilização destas pistas em um desafio final. Como resultados destaca-se a apropriação das TIC e elementos de gamificação para a aprendizagem de conceitos relevantes ao curso e disciplina e a competência de conhecer e avaliar criticamente as TIC em projetos EATN.por
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT) can be appropriate in several areas, including the context of Environmental Education and Nature Tourism (EATN). This article describes a mobile gamified activity in an online class for students of the ICT course unit of the EATN degree at the Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Portugal. At the invitation of the class lecturer and based on the points of interest flagged up by the students in advance, the Brazilian lecturer created a personalized online tourist itinerary on Google Maps using the Gamified Learning Projects (GLP) methodology. Using their computers and smartphones, the students participated remotely in the gamified activity about Lagoa das Sete Cidades, Azores. During the activity, the students collected and built playful, historical, and environmental information about the route using clues with augmented reality (AR) and QR codes, ending with using these clues in a final challenge. The activity results include the appropriation of ICT and gamification elements for learning concepts relevant to the course and subject and the competence to know and critically evaluate ICT in EATN projects.eng
dc.identifier.citationLima, C. C. de L., & Pedrosa, D. (2024). GAMIFICAÇÃO & TIC EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO DA NATUREZA:: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete Cidades. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–11. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/58
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v3i2.58
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19555
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.relation.hasversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/58
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectGamificação
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectEducação ambiental
dc.subjectTecnologias digitais
dc.subjectProjetos de aprendizagem gamificados
dc.subjectGamification
dc.subjectLearning
dc.subjectEnvironmental education
dc.subjectDigital technologies
dc.subjectGamified learning projects
dc.titleGamificação & TIC em educação ambiental e turismo da natureza: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete Cidadespor
dc.title.alternativeGamification & ICT in environmental education and nature tourism: discoveries and learning in Lagoa das Sete Cidadeeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Research
oaire.citation.volume3
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePedrosa
person.familyNameLima
person.givenNameDaniela
person.givenNameClaudio Cleverson de
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0003-0762-9680
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublicationc4dd4740-6afd-49d6-9c4e-bbc673fd3c2d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_GAMIFICAÇÃO_TIC_EM_EDUCAÇÃO_AMBIENTAL_TURISMO_NATUREZA.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: