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Conhecer os utilizadores de Homebanking em Portugal

dc.contributor.authorNegas, Mário Carrilho
dc.contributor.authorLopes, José Martinho
dc.date.accessioned2014-06-02T12:34:34Z
dc.date.available2014-06-02T12:34:34Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo caracterizar os utilizadores dos serviços de homebanking em Portugal, e identificar quais as operações bancárias mais realizadas no âmbito do serviço de homebanking. A análise da população portuguesa quanto à utilização dos meios eletrónicos bancários divide-a em três grupos distintos: os utilizadores da banca tradicional, que apenas se relacionam com o seu banco deslocando-se à agência física; os utilizadores da primeira geração de canais eletrónicos, como as Caixas de Pagamento Automático, vulgo multibanco (ATM), que têm uma ampla difusão territorial e uma disponibilidade de 24 horas por dia; e os utilizadores da banca digital. Embora o multibanco continue a ser o canal privilegiado pelos portugueses para comunicarem com o seu banco (80,7%), seguido pelo contacto pessoal na deslocação ao balcão (62,4%), o homebanking tem vindo gradualmente a impor-se (estando nos 28,9% em 2010). Para o estudo da problemática foi utilizada a metodologia exploratória, através da abordagem quantitativa, na qual foram analisadas 2370 respostas.por
dc.description.abstractThe article aims to characterize the homebanking user services in Portugal, and identify the most commonly performed homebanking services. The analysis of the Portuguese population that uses electronic media bank is divided into three groups: the users of traditional banking, which relate only to the bank through physical travel agency; users of the first generation of electronic channels, such as the ATM, it has a wide territorial diffusion, and is available 24 hours a day; and the users of homebanking. The ATM remains the preferred channel by the Portuguese to communicate with your bank (80.7%), followed by personal contact in bank agency (62.4%), the homebanking is gradually imposing itself (being in 28.9% in 2010). The study used the exploratory methodology, with a quantitative approach, in which 2370 responses were analyzed.por
dc.identifier.citationNegas, Mário Carrilho; Lopes, José Martinho - Conhecer os utilizadores de Homebanking em Portugal [Em linha]. In Conferência Internacional de Educação Financeira, 3, Aveiro, 2012 - "Transversalidade e cidadania : actas". [S.l.] : [s.n.], 2012, p. 1-18por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3252
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectLiteracia bancáriapor
dc.subjectHomebankingpor
dc.subjectUtilizadores de homebankingpor
dc.subjectServiçospor
dc.titleConhecer os utilizadores de Homebanking em Portugalpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropor
oaire.citation.endPage18por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.title3ª Conferência Internacional de Educação Financeirapor
person.familyNameNegas
person.givenNameMário Carrilho
person.identifier.ciencia-id201C-F44D-2254
person.identifier.orcid0000-0003-3541-1160
person.identifier.ridM-4183-2013
person.identifier.scopus-author-id55481969600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicatione5d8cf75-d33a-4312-bdbf-623abb9553c6
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