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Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia
datacite.subject.sdg | 01:Erradicar a Pobreza | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T16:40:31Z | |
dc.date.available | 2024-12-16T16:40:31Z | |
dc.date.issued | 2024-06-28 | |
dc.description.abstract | A pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A. (2024). Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia. Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 28/06/2024). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16955 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da pronúncia | pt_PT |
dc.subject | Aquisição de língua não materna | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.subject | Migrantes | pt_PT |
dc.title | Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.givenName | Adelina | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d |