Repository logo
 
Publication

Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia

datacite.subject.sdg01:Erradicar a Pobrezapt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.date.accessioned2024-12-16T16:40:31Z
dc.date.available2024-12-16T16:40:31Z
dc.date.issued2024-06-28
dc.description.abstractA pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A. (2024). Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia. Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 28/06/2024).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16955
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem da pronúnciapt_PT
dc.subjectAquisição de língua não maternapt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectMigrantespt_PT
dc.titleUma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúnciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCentro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
oaire.citation.titleConferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas”pt_PT
person.familyNameCastelo
person.givenNameAdelina
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024-CLIC.pdf
Size:
57.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: