Repository logo
 
Publication

Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2023-09-11T07:09:11Z
dc.date.available2023-09-11T07:09:11Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractNo pressuposto de que a rede se apresenta como interface educativa, posicionamento que temos vindo a defender, a par da revisão da literatura, por um lado, e, por outro, dos vários estudos que temos vindo a concretizar, concluímos que os alunos dos diversos níveis de ensino acedem à Wikipédia, com diversas finalidades, inclusive para realizar trabalho escolar e académico. Neste contexto, assumimos o propósito de refletir sobre o papel da Wikipédia à luz dos ambientes pessoais de aprendizagem, em inglês, Personal Learning Environments. Para tal, socorremo-nos do suporte teórico inerente a Recursos e Práticas Educacionais Abertos, direcionando-nos para o movimento Wikimedia, que integra, entre outros projetos, a Wikipédia, para a perspetivar em articulação com o conceito de Ambiente de Aprendizagem Pessoal. E, procurando aprofundar a forma como ambos os conceitos interagem, enquadramos estratégias que temos vindo a explorar neste âmbito, nomeadamente consubstanciando modos de integrar curricularmente a Wikipédia, com vista a potenciar um Ambiente de Aprendizagem Pessoal mais produtivo, promotor de níveis literácitos elevados. Assim, assume particular relevo a enciclopédia da atualidade, a Wikipédia, como elemento presente nas aprendizagens formais, não formais e informais, pelo que importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica daquele recurso de informação enquanto parte do Ambiente de Aprendizagem Pessoal de cada indivíduo, também sob o desígnio da Educação de Qualidade.pt_PT
dc.description.abstractOn the assumption that the network presents itself as an educational interface, a position that we have been defending, along with the literature review, on the one hand, and, on the other, the several studies that we have been carrying out, we conclude that students, from different levels of education, access Wikipedia, with different purposes, including to develop school and academic work. In this case, we assume the purpose of reflecting on the role of Wikipedia in the light of Personal Learning Environments. To this end, we used the theoretical support inherent in Open Educational Resources and Practices, directing ourselves to the Wikimedia movement, which integrates, among other projects, Wikipedia, in order to consider it in perspective together with the concept of Personal Learning Environment. And, seeking to deepen the way in which both concepts interact, we frame strategies that we have been exploring in this context, namely consolidating ways to integrate Wikipedia in the curriculum, with a view to enhancing a more productive Personal Learning Environment, promoting high literacy levels. Thus, the current encyclopedia, Wikipedia, takes on particular importance as an element present in formal, non-formal and informal learning, which is why it is important to equip both teachers and students with the capacity for critical analysis of that information resource as part of the Personal Learning Environment of each individual, also under the goal of Quality Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. & Pestana, F. (2023). Ambientes Pessoais de Aprendizagem e Wikipédia: uma Articulação (IM)Provável? T. Cardoso (Org.). Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, Vol. 5, Capítulo 12, pp. 131-142. Editora ARTEMIS.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37572/EdArt_28072388012pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-88-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14845
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora ARTEMISpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.editoraartemis.com.br/artigo/33380/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbientes pessoais de aprendizagempt_PT
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectCuradoria de conteúdo digitalpt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectPersonal learning environmentspt_PT
dc.subjectDigital competencept_PT
dc.subjectInformation literacypt_PT
dc.subjectDigital content curationpt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.titleAmbientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleEducação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentampt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_PLE_ARTEMIS 2023.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: