Repository logo
 
Publication

Educação, pedagogia e justiça social no ensino superior em ambiente prisional

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-10T11:01:45Z
dc.date.available2023-02-10T11:01:45Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO mundo em permanente transformação, veloz, universal e em rede, e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É, precisamente, um desses novos cenários que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de vinte estudantes reclusos da Universidade Aberta, Portugal, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico desenvolvido por Moreira (2017) para o desenho de e-atividades de aprendizagem centradas na “desconstrução” de imagens em movimento. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractBoth the world in permanent change, fast, universal and networked and the Internet have propitiated the emergence of a networked society marked by changes in the economy, setting the birth of new paradigms, models, processes of educational communication and new pedagogical scenarios. It is precisely one of these new pedagogical scenarios, that we intend to analyze, describing its impact on the academic self-concept of twenty prisoners/students from the Open University, Portugal, based on the qualitative analysis of their own perceptions and narratives having as reference the Pedagogical Model developed by Moreira (2017). The results show that the design of the environment, anchored in this model and the use of audiovisual technologies can have very positive effects on the academic self-concept of higher education students in the various dimensions taken into consideration: Motivation, Orientation for the task, Trust in their own capacities and Relationship with colleagues. The implications of the results are discussed not only from a practical intervention point of view but also in terms of future research.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). Educação, Pedagogia e Justiça Social no Ensino Superior em Ambiente Prisional. Revista Conhecimento Online, 1, jan./abril 2021 89-111.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2371pt_PT
dc.identifier.issn2176-8501
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13358
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2371pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectEducação para todospt_PT
dc.subjectJustiça socialpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectEducational environmentpt_PT
dc.subjectEducation for allpt_PT
dc.subjectSocial justicept_PT
dc.titleEducação, pedagogia e justiça social no ensino superior em ambiente prisionalpt_PT
dc.title.alternativeEducation, pedagogy and social justice in higher education in a prison environmentpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage111pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleRevista Conhecimento Onlinept_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameTrindade
person.givenNameJ. António
person.givenNameSara Dias
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
76.Artigo2371-7368-1-PB_RevistaConhecimentoOnline.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: