Repository logo
 
Publication

Conectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação Onlife

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSchuster, Bruna Elisa
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.date.accessioned2025-02-17T10:56:48Z
dc.date.available2025-02-17T10:56:48Z
dc.date.issued2024-12-31
dc.description.abstractA sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.por
dc.description.abstractSociety is undergoing rapid transformation, driven by digital technological advances and the advent of hyperintelligences. It is essential that Education discuss the development of pedagogical practices in this context. Based on the concepts of Inventive Learning (Kastrup, 2001, 2015) and Transorganic Connective Act (Di Felice, 2017), the article problematizes “how to develop pedagogical practices from the perspective of the OnLIFE Education Paradigm”. The objective is to develop, from the perspective of co-creation, sympoietic, inventive and gamified pedagogical practices in the context of OnLIFE Education. The co-creation process was accompanied by the Cartographic Method of Research-Intervention. The path involved the following steps: resumption of the elements present in actions of the ConectaKaT Network; Metaverse and Roblox workshops; development of the gamified narrative; preparation of physical materials and experience of the action. The analyses revealed clues about the ecosystemic vision of the world, the culture/history of places, collaborative and cooperative processes, and the expansion of the experience of iving with Augmented Reality. The potential of developing pedagogical practices that connect humans and non-humans in a journey of invention,based on the problematization of the world in the present time, was highlighted. These practices imply the hybridization of times, spaces, technologies,eng
dc.identifier.citationSchuster, B. E., & Schlemmer, E. (2024). CONECTAKATCHING:: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnLIFE. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–12. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/59
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v3i2.59
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19554
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.relation.hasversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/59
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectAprendizagem inventiva
dc.subjectPrática pedagógica
dc.subjectCidades educadoras
dc.subjectEducação Onlife
dc.subjectInventive learning
dc.subjectPedagogical practice
dc.subjectEducating cities
dc.subjectOnlife education
dc.titleConectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação Onlifepor
dc.title.alternativeConectakatching: pedagogical practices in the Onlife education paradigmeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Research
oaire.citation.volume3
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSchlemmer
person.givenNameEliane
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_CONECTAKATCHING.pdf
Size:
602.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: