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As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos mĂșltiplos, necessidades especiais

datacite.subject.sdg05:Igualdade de Género
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e InstituiçÔes Eficazes
dc.contributor.authorGronita, Joaquim
dc.date.accessioned2018-08-13T10:52:15Z
dc.date.available2018-08-13T10:52:15Z
dc.date.issued2007-07-16
dc.descriptionAudição Parlamentar da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias - Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades.pt_PT
dc.description.abstractNo Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as polĂ­ticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensĂŁo preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar vĂĄrias DeclaraçÔes Internacionais de que somos signatĂĄrios e de nĂŁo estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva sĂŁo dimensĂ”es complementares da construção de uma sociedade inclusiva.  As equipas jĂĄ em funcionamento deverĂŁo manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relaçÔes jĂĄ estabelecidas com as famĂ­lias.  Sugere-se no que respeita Ă  organização e gestĂŁo da Intervenção Precoce: o A supervisĂŁo tĂ©cnica e exterior Ă  equipa o E como nos aconselhou BairrĂŁo & Almeida, em 2002, “partir das experiĂȘncias positivas de alguns projectos integrados jĂĄ existentes e procurar progressivamente alargĂĄ-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodolĂłgicos da intervenção, deverĂĄ ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as prĂĄticas recomendadas  O Estado deverĂĄ incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consĂłrcio inter universitĂĄrio. Todos quantos em Portugal tĂȘm contribuĂ­do para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famĂ­lias, jĂĄ concluĂ­ram que esta resposta nĂŁo se prescreve e tambĂ©m nĂŁo se concretiza atravĂ©s de o chamado “trabalho com as famĂ­lias” que significa “convencer as famĂ­lias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. ConstrĂłi-se numa relação de parceria com a famĂ­lia, de acordo com o que ela sente necessĂĄrio e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7465
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDeficiĂȘnciapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades especiaispt_PT
dc.subjectPapel do Estadopt_PT
dc.subjectOrganizaçÔes não governamentaispt_PT
dc.subjectFamĂ­liapt_PT
dc.subjectREApt_PT
dc.titleAs crianças e a igualdade de oportunidades: riscos mĂșltiplos, necessidades especiaispt_PT
dc.typelearning object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAssembleia da RepĂșblicapt_PT
person.familyNameGronita
person.givenNameJoaquim
person.identifier.ciencia-id811E-C8FB-8572
person.identifier.orcid0000-0002-9356-3421
person.identifier.ridQ-6522-2018
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2eff5dcb-f464-4d4e-a374-981368c66ade
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