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As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos mĂșltiplos, necessidades especiais
datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
datacite.subject.sdg | 16:Paz, Justiça e InstituiçÔes Eficazes | |
dc.contributor.author | Gronita, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2018-08-13T10:52:15Z | |
dc.date.available | 2018-08-13T10:52:15Z | |
dc.date.issued | 2007-07-16 | |
dc.description | Audição Parlamentar da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias - Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades. | pt_PT |
dc.description.abstract | No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as polĂticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensĂŁo preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar vĂĄrias DeclaraçÔes Internacionais de que somos signatĂĄrios e de nĂŁo estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva sĂŁo dimensĂ”es complementares da construção de uma sociedade inclusiva. ï As equipas jĂĄ em funcionamento deverĂŁo manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relaçÔes jĂĄ estabelecidas com as famĂlias. ï Sugere-se no que respeita Ă organização e gestĂŁo da Intervenção Precoce: o A supervisĂŁo tĂ©cnica e exterior Ă equipa o E como nos aconselhou BairrĂŁo & Almeida, em 2002, âpartir das experiĂȘncias positivas de alguns projectos integrados jĂĄ existentes e procurar progressivamente alargĂĄ-lasâ, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodolĂłgicos da intervenção, deverĂĄ ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as prĂĄticas recomendadas ï O Estado deverĂĄ incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consĂłrcio inter universitĂĄrio. Todos quantos em Portugal tĂȘm contribuĂdo para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famĂlias, jĂĄ concluĂram que esta resposta nĂŁo se prescreve e tambĂ©m nĂŁo se concretiza atravĂ©s de o chamado âtrabalho com as famĂliasâ que significa âconvencer as famĂlias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequadoâ. ConstrĂłi-se numa relação de parceria com a famĂlia, de acordo com o que ela sente necessĂĄrio e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7465 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | DeficiĂȘncia | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Necessidades especiais | pt_PT |
dc.subject | Papel do Estado | pt_PT |
dc.subject | OrganizaçÔes não governamentais | pt_PT |
dc.subject | FamĂlia | pt_PT |
dc.subject | REA | pt_PT |
dc.title | As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos mĂșltiplos, necessidades especiais | pt_PT |
dc.type | learning object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Assembleia da RepĂșblica | pt_PT |
person.familyName | Gronita | |
person.givenName | Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 811E-C8FB-8572 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9356-3421 | |
person.identifier.rid | Q-6522-2018 | |
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rcaap.type | pedagogicalPublication | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2eff5dcb-f464-4d4e-a374-981368c66ade | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2eff5dcb-f464-4d4e-a374-981368c66ade |
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