Repository logo
 
Publication

Entre grades: o corpo, a dor e o poder

datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazespt_PT
dc.contributor.authorSantos, Anabela Leandro dos
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.date.accessioned2022-02-21T09:49:36Z
dc.date.available2022-02-21T09:49:36Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractFang Lijun, um dos mais bem reputados artistas do movimento Cynical Realism, amplamente conhecido pelas suas representações de esculturas de cabeças, apresentou em Nova Iorque (2008-2009), na Galeria Arario, uma inquietante representação de esculturas de bonecos gordos e carecas enjaulados a que deu o título de 9/11. O seu trabalho denota uma posição crítica face aos sistemas de poder instituídos, nomeadamente aos modelos de vigilância. As representações do corpo são igualmente objeto de análise e reflexão, sendo o objetivo principal do presente artigo questionar acerca dos seus propósitos e significados simbólicos mais recônditos. O presente estudo justifica-se pela sua originalidade face ao trabalho artístico e cultural de Lijun e às mensagens que pretende deixar ao Ocidente acerca do poder, do medo e do corpo.pt_PT
dc.description.abstractFang Lijun, one of the most reputable artists of the Cynical Realism movement, widely known for his representations of head sculptures, presented in New York (2008-2009) at Galeria Arario, a disturbing performance of sculptures of fat and bald dolls caged he titled as 9/11. His work shows a critical position vis-à-vis the established power systems, namely the surveillance models. The representations of the body are also the object of analysis and reflection, leading us to question its purpose and the most hidden symbolic meanings, which is the main target of this article. Therefore, this study is relevant given the originality of Lijun's artistic and cultural work and the messages he intends to leave to the West about power, fear and the body.pt_PT
dc.description.abstractFang Lijun, uno de los artistas con mejor reputación del movimiento Cynical Realism, globalmente conocido por sus esculturas de representación de cabezas, presentó en Nueva York (2008-2009), en la Galeria Arario, una inquietante representación de esculturas de muñecos gordos y calvos enjaulados a la que dio el título de 9/11. Su trabajo revela una posición crítica hacia los sistemas de poder instituidos, en concreto a los modelos de vigilancia. Las representaciones del cuerpo son así mismo objeto de análisis y reflexión, llevándonos a preguntarnos sobre su propósito y los significados simbólicos más recónditos como objetivos principales del artículo. Este estudio se justifica por su originalidad en relación al trabajo artístico y cultural del chino Lijun y a los mensajes que éste pretende dejar a Occidente sobre el poder, el miedo y el cuerpo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Anabela Leandro dos ; Ramos, Natália (2021). Entre grades: o corpo, a dor e o poder/ Caged: the body, pain and the power/ Enjaulados: el cuerpo, el dolor y el poder. Ambivalências, UFS, Aracaju, V.9, N.18, p. 46 – 73.pt_PT
dc.identifier.doi10.21665/2318-3888.v9n18p46-73pt_PT
dc.identifier.issn2318-3888
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11766
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Sergipept_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.seer.ufs.br/index.php/https://www.seer.ufs.br/index.php/pt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectDorpt_PT
dc.subjectMedopt_PT
dc.subjectVigilânciapt_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectPainpt_PT
dc.subjectFearpt_PT
dc.subjectSurveillancept_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectCuerpopt_PT
dc.subjectDolorpt_PT
dc.subjectMiedopt_PT
dc.subjectVigilânciapt_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectSociedadpt_PT
dc.subjectComunicaciónpt_PT
dc.titleEntre grades: o corpo, a dor e o poderpt_PT
dc.title.alternativeCaged: the body, pain and the powerpt_PT
dc.title.alternativeEnjaulados: el cuerpo, el dolor y el poderpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAracaju, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage73pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
oaire.citation.titleAmbivalênciaspt_PT
person.familyNamedos Santos
person.familyNameRamos
person.givenNameAnabela
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0002-6701-5712
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.scopus-author-id56769281700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication032b457b-7192-4ba2-8530-b968caec5ebf
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery032b457b-7192-4ba2-8530-b968caec5ebf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Entre grades ALS e NR 2021.pdf
Size:
627.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format