Repository logo
 
Publication

Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCasanova, Diogo
dc.date.accessioned2023-01-03T11:36:15Z
dc.date.available2023-01-03T11:36:15Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.description.abstractA avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.pt_PT
dc.description.abstractDigital assessment and feedback have been seen as growing themes of research in recent years, particularly in higher education. Within these themes, the role of the student agency in assessment and feedback is considered a relevant area, especially bearing in mind the context of higher education, in which it is intended that students develop lifelong learning skills. In this research we intend to investigate whether teachers are available to let go of some of their existing power in the assessment process to the student. Furthermore, we intent to understand which strategies are identified by teachers to promote this new student role in digital assessment. Using a qualitative methodology, 58 teachers participated in creative-led focus-groups in which, in addition to being involved in discussions about their practices, they were asked to find new pedagogical and technical solutions for improving their digital assessment practices. Based on this discussion, we identify a set of recommendations to promote student agency in digital assessment and feedback, organised under three themes: (i) preparation for the assessment; (ii) formative assessment; and (iii) feedback after submissionpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/rpe.23750pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12915
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectAgência do estudantept_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectStudent agencypt_PT
dc.subjectDigital assessmentpt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectPedagogy Bodypt_PT
dc.subjectEnactivismpt_PT
dc.titleEstratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digitalpt_PT
dc.title.alternativeStrategies to promote student agency in the digital assessment and feedback processpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.issue35pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameCasanova
person.givenNameDiogo
person.identifier.ciencia-idE11C-54F0-4049
person.identifier.orcid0000-0002-8586-0370
person.identifier.scopus-author-id25654637500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication928baf82-d57e-4e67-9952-2ac6f0e9252e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery928baf82-d57e-4e67-9952-2ac6f0e9252e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23750-Texto do Trabalho-123205-1-10-20221229.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: