Repository logo
 
Publication

A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2022-01-03T12:44:38Z
dc.date.available2022-01-03T12:44:38Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionIntegrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning.pt_PT
dc.description.abstractQuando se faz uma pesquisa num motor de busca, os resultados provêm quase sempre em primeiro lugar da Wikipédia, não sendo difícil atribuir um carácter ubíquo a esta enciclopédia online. E, em particular, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa para a realização de trabalhos académicos. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, nomeadamente corporizando os estudantes enquanto produtores, temos vindo a caracterizá-la enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente é um estudo misto. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário que foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular “Seminário TIC em Contextos Educacionais” que integra um Doutoramento em Educação. A análise dos resultados está segmentada em duas partes: a primeira direciona-se para o acesso e utilização, ou seja, tendo uma perspetiva passiva de utilização desta enciclopédia, e a segunda para a edição, ou seja, para uma perspetiva ativa enquanto produtor. Poder-se-á referir que, como a revisão da literatura aponta, à exceção de 1 estudante, todos os outros recorrem à Wikipédia. Já quanto à sua edição, esta concretizou-se pela primeira vez por todos os estudantes. Conclui-se que no contexto analisado no ensino superior online, em que se integrou curricularmente a Wikipédia, se consolida a perspetiva de produtor.pt_PT
dc.description.abstractWhen doing a search on a search engine, the results almost always come from Wikipedia, so it is not difficult to attribute a ubiquitous character to this online encyclopedia. Particularly, if we consider the student population, Wikipedia is one of the main sources of research for carrying out academic works. Aware of the potential of Wikipedia in educational contexts, namely if perceiving students as producers, we have been characterizing it as an open educational resource. Focusing on Wikipedia, we considered possibilities of curricular integration in online Higher Education, with the ultimate purpose of contributing to the Wikipedia University Program in Portugal, which had not been done until then. Methodologically it is a mixed study. The data were collected through a questionnaire survey that was made available at the beginning and at the end of the Course Unit “ICT Seminar in Educational Contexts” integrating a PhD program in Education. The analysis of the results is divided in two parts, the first focuses access and use, that is, having a passive perspective of using this encyclopedia, and the second focuses editing, that is, regarding an active perspective, as a producer. It may be noted that, as the literature review points out, with the exception of 1 student, all the others use Wikipedia. As for its edition, this took place for the first time for all of them. We conclude that in the analyzed context, in online Higher Education, in which Wikipedia was integrated in the curriculum, the perspective of the producer was reinforced.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, F. & Cardoso, T. (2021). A Wikipédia no ensino superior online: que práticas? L. Grosso (Org.) Liberdade, Equidade e Emancipação: Atas do XV Congresso da SPCE, pp. 600-609. Porto: SPCE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-4-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11584
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdfpt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidadept_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectWikipedia University Programpt_PT
dc.subjectOnline higher educationpt_PT
dc.titleA Wikipédia no ensino superior online: que práticas?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOnline Conferencept_PT
oaire.citation.endPage609pt_PT
oaire.citation.startPage600pt_PT
oaire.citation.titleXV Congresso da SPCE: Liberdade, Equidade e Emancipação.pt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pestana_Cardoso_XV_Congresso_SPCE_2021.pdf
Size:
670.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format