Repository logo
 
Publication

Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2019-05-28T14:39:42Z
dc.date.available2019-05-28T14:39:42Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).pt_PT
dc.description.abstractÉ indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.pt_PT
dc.description.abstractThe impact that new technologies have on how we interact, share information, work and learn is undeniable. In the field of Education, mobile technologies and digital platforms, among others, alter the paradigm of interaction and sharing, namely Wikipedia, which can be assumed as a virtual learning environment, in the context of open and distance education. However, to integrate it in the curriculum, it is important to know a priori what concepts and uses make students and teachers of this online encyclopaedia, which continues to arouse controversy. Thus, we present and discuss the use of Wikipedia from the perspective of online higher education students and teachers. In this study, based an extensive and thorough review of the literature, we developed and implemented a survey for these target audiences. The survey was previously validated and made available online. The data were analyzed using descriptive statistics, and it is possible to conclude that the majority of respondents accede to Wikipedia, although there are still a few that do so for academic work. The results present the potential for a possible opening to the implementation of educational activities in this scope. In short, although the practices of students and teachers are favorable to Wikipedia, more training will be needed to enable it to be consistently integrated and common ground between open educational resources can prevail.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? "Revista Diálogo Educacional" Em linha]. ISSN 1981-416X. Vol. 18, nº 56 (2018), p. 108-127pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05pt_PT
dc.identifier.issn1981-416X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8253
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherChampagnat Editora - PUCPRpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23578pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectOpen educational resourcept_PT
dc.subjectOnline higher educationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.titleUtilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?pt_PT
dc.title.alternativeUse of Wikipedia by students and teachers: (dis) encounters between open educational practices?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage127pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titleRevista Diálogo Educacionalpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pestana_Cardoso_Revista_Dialogo_Educacional.pdf
Size:
782.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: