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Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMachado, Ana
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.date.accessioned2023-12-29T17:01:19Z
dc.date.available2023-12-29T17:01:19Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractConsiderando o compromisso da União Europeia de aumentar substancialmente o envolvimento da população adulta em processos de Aprendizagem ao Longo da Vida, proporcionando, assim, o aumento do nível de qualificação através do desenvolvimento de competências-chave como a competência digital, o estudo em foco neste artigo envolveu duas prisões portuguesas e teve como objetivos identificar potencialidades e limitações da formação com recursos tecnológicos para o desenvolvimento de competências digitais e de cidadania e perceber quais as motivações dos/as reclusos/as em participar em formações apoiadas por tecnologias digitais e com que expectativas o fazem. Do ponto de vista empírico, o estudo recorreu a questionários e entrevistas a adultos/as reclusos/as que frequentaram ações de formação no âmbito de dois projetos em curso em Portugal. O estudo identificou vantagens na frequência de cursos de formação híbridos, com componente à distância, como a superação de barreiras geográficas e temporais, a flexibilidade de horários e a responsabilidade na construção do conhecimento, contribuindo ainda para o desenvolvimento de competências digitais, comunicação, interatividade, partilha, autonomia e ocupação do tempo. No entanto, foram também identificadas limitações relacionadas com a falta de acesso à Internet, as rotinas estabelecidas nas prisões e a desmotivação.pt_PT
dc.description.abstractConsidering the European Union’s commitment to substantially increase the involvement of the adult population in Lifelong Learning processes, thus providing an increase in the level of qualification through the development of key competences such as digital competence, the study in focus in this article involved two Portuguese prisons and aimed to identify the potential and limitations of training with technological resources for the development of digital and citizenship competences and to understand the motivations of inmates in participating in training supported by digital technologies and with what expectations they do so. From an empirical point of view, the study used questionnaires and interviews with adult inmates who had attended training sessions as part of two ongoing projects in Portugal. The study identified advantages in attending hybrid training courses with a distance component, such as overcoming geographical and time barriers, flexible schedules and responsibility in the construction of knowledge, as well as contributing to the development of digital skills, communication, interactivity, sharing, autonomy and occupation of time. However, limitations related to lack of Internet access, prison routines and lack of motivation were also identified.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMachado, A., & Monteiro, A. (2023). Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugal. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 29–39. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.31pt_PT
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v2i2.31pt_PT
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15332
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/31pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação e Formaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapt_PT
dc.subjectPrisõespt_PT
dc.subjectEducation and Trainingpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectPrisonpt_PT
dc.titleEducação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeEducation and training for digital inclusion in prisonsin Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage39pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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