Publication
Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA
dc.contributor.author | Fantinato, Cecilia | |
dc.contributor.author | Moreira, Darlinda | |
dc.date.accessioned | 2014-05-08T16:00:39Z | |
dc.date.available | 2014-05-08T16:00:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades, os profissionais que trabalham no Processo RVCC e particularmente os formadores da área MV. O trabalho de campo contou com a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para complexidade e as contradições inerentes à prática desses profissionais, ao procurar reconhecer, validar e certificar competências de adultos pouco escolarizados. Pelo fato de a metodologia do Processo RVCC ter um foco no reconhecimento de saberes e não no ensino de conteúdos, sua prática parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspectiva etnomatemática. Esta ênfase no reconhecimento do saberes já adquiridos sobre os saberes a serem ensinados traz uma oportunidade de ampliação e discussão de outras concepções e práticas de educação de adultos, predominantemente baseadas no modelo escolar, como as que podem ser encontradas no Brasil. | por |
dc.identifier.citation | Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda - Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA. In Seminário Luso-Brasileiro, Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 4, Lisboa, 2013 - "Educação de jovens e adultos [Em linha] : das políticas às lógicas de ação: atas". [S.l.] : [s.n.], 2012. 12 p. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3191 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Reconhecimento de adquiridos experienciais | por |
dc.subject | Práticas profissionais de formadores de “Matemática para a Vida” | por |
dc.title | Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro : Educação, Trabalho e Movimentos Sociais | por |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Darlinda | |
person.identifier.ciencia-id | 281C-10F6-8406 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4138-4509 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57188837672 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Fantinato e Moreira.(2013) Congresso Internacional setdoc.pdf
- Size:
- 576.02 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: