Repository logo
 
Publication

Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA

dc.contributor.authorFantinato, Cecilia
dc.contributor.authorMoreira, Darlinda
dc.date.accessioned2014-05-08T16:00:39Z
dc.date.available2014-05-08T16:00:39Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades, os profissionais que trabalham no Processo RVCC e particularmente os formadores da área MV. O trabalho de campo contou com a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para complexidade e as contradições inerentes à prática desses profissionais, ao procurar reconhecer, validar e certificar competências de adultos pouco escolarizados. Pelo fato de a metodologia do Processo RVCC ter um foco no reconhecimento de saberes e não no ensino de conteúdos, sua prática parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspectiva etnomatemática. Esta ênfase no reconhecimento do saberes já adquiridos sobre os saberes a serem ensinados traz uma oportunidade de ampliação e discussão de outras concepções e práticas de educação de adultos, predominantemente baseadas no modelo escolar, como as que podem ser encontradas no Brasil.por
dc.identifier.citationFantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda - Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA. In Seminário Luso-Brasileiro, Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 4, Lisboa, 2013 - "Educação de jovens e adultos [Em linha] : das políticas às lógicas de ação: atas". [S.l.] : [s.n.], 2012. 12 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3191
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectReconhecimento de adquiridos experienciaispor
dc.subjectPráticas profissionais de formadores de “Matemática para a Vida”por
dc.titleFormadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJApor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAtas do VI Seminário Luso-Brasileiro : Educação, Trabalho e Movimentos Sociaispor
person.familyNameMoreira
person.givenNameDarlinda
person.identifier.ciencia-id281C-10F6-8406
person.identifier.orcid0000-0003-4138-4509
person.identifier.scopus-author-id57188837672
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fantinato e Moreira.(2013) Congresso Internacional setdoc.pdf
Size:
576.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: