Repository logo
 
Publication

O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas

dc.contributor.authorSilva, Paulo Nunes da
dc.contributor.authorRosa, Rute
dc.date.accessioned2022-04-19T14:23:47Z
dc.date.available2022-04-19T14:23:47Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/ Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999, 2010), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido.pt_PT
dc.description.abstractThis paper’s goal is to describe the text plans’ main properties of four research articles produced within different areas (Sciences vs. Social and Human Sciences/Humanities), in order to apply the results in genre teaching, within the fi elds of academic literacy and genre pedagogy. The adopted theoretical framework includes Sociodiscoursive Interactionism main assumptions (Bronckart [1997] 1999, 2010), French language school Text Linguistics’ proposals (Adam 2001), and Genre Didactic main principles (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). A top-down approach was adopted, including a qualitative-descriptive analysis. It focused on four texts of the genre research article, which were produced within different disciplinary areas. Analyzed data show a signifi cant fl exibility of the research articles’ text plans. Several adaptations were identifi ed, which seem to be due to the research fi eld within which each text was produced, namely to their typical discourse practices.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Estratégico do CELGA-ILTEC, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (POCI-01-0145-FEDER-006986), cofinanciado pelo Governo de Portugal, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do COMPETE – Programa Operacional Conhecimento e Inovação (POCI). O trabalho é financiado por fundos nacionais portugueses, através da FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, como parte do projeto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – UID/LIN/03213/2013.pt_PT
dc.description.sponsorshipPOCI-01-0145- FEDER-006986
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Paulo Nunes da, e Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. DELTA (Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada) vol. 35 (4). São Paulo: PUC-SP, 1-38.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1678-460x2019350409pt_PT
dc.identifier.issn0102-4450
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11897
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPUC-SPpt_PT
dc.relationLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/delta/a/jjTzPZxYvzB8PYHyT5Txtht/?lang=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPlano de textopt_PT
dc.subjectArtigo científicopt_PT
dc.subjectPedagogia dos génerospt_PT
dc.subjectGéneros académicospt_PT
dc.subjectText planpt_PT
dc.subjectResearch articlept_PT
dc.subjectAcademic genrespt_PT
dc.subjectGenre teachingpt_PT
dc.titleO plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticaspt_PT
dc.title.alternativeThe research article’s text plan: characterization and didactic perspectivespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSilva
person.familyNameAlves Rosa
person.givenNamePaulo Nunes da
person.givenNameRute
person.identifier.ciencia-id2719-0A96-080C
person.identifier.ciencia-id0515-43E5-AFC9
person.identifier.orcid0000-0001-9462-7717
person.identifier.orcid0000-0003-2707-3624
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isAuthorOfPublication8cae0079-487d-413b-ac50-e07866cb89fa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8cae0079-487d-413b-ac50-e07866cb89fa
relation.isProjectOfPublication3eb72055-7968-43a8-8ac2-5aff7e459558
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3eb72055-7968-43a8-8ac2-5aff7e459558

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Silva e Rosa 2019 O plano de texto do artigo científico.pdf
Size:
565.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format