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Advisor(s)
Abstract(s)
A perceção e produção de sons contrastivos de uma L2 na idade adulta pode apresentar desafios (Best & Tyler, 2007; Flege, 1995) que afetam a pronĂșncia (Castelo, 2021; Oliveira, 2020; Yang, 2014), essencial na comunicação inteligĂvel (Munro & Derwing, 2015). A aplicação do treino fonĂ©tico de alta variabilidade (HVPT â high variability phonetic training), uma forma de treino da pronĂșncia com base em tecnologia digital, Ă© uma possibilidade de resposta a essa dificuldade (e.g. Logan et al., 1991; Thomson, 2011). Esta comunicação visa apresentar um estudo com HVPT sobre a aquisição das consoantes /t/ e /d/ do portuguĂȘs, no inĂcio da aprendizagem de L2, por falantes nativos de chinĂȘs. Os 30 participantes realizaram, em sala de aula, vĂĄrias sessĂ”es de treino (HVPT), bem como prĂ©-testes, pĂłs-testes e pĂłs-testes atrasados de perceção e produção, registando-se um efeito reduzido do treino. Na comunicação pretende-se mostrar o treino usado e discutir as eventuais causas do seu impacto reduzido.
Description
Keywords
Ensino da pronĂșncia Treino fonĂ©tico de alta variabilidade (HVPT) Consoantes oclusivas PortuguĂȘs lĂngua nĂŁo materna Mandarim
Citation
Rodrigues, M., & Castelo, A. (2024). Treino da pronĂșncia com base em tecnologia digital: um estudo com as consoantes /t/ e /d/ do portuguĂȘs europeu. IX Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ăsia (Instituto PortuguĂȘs do Oriente, Macau, 22-23/11/2024, apresentação online com interação sĂncrona).