Publication
As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas
dc.contributor.author | Bastos, Glória | |
dc.contributor.author | Matias, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T17:27:48Z | |
dc.date.available | 2016-11-14T17:27:48Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Num contexto em que a Biblioteca Escolar se tem vindo a afirmar em Portugal pela importância da sua ação no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento, é fundamental que as escolas e os agentes externos reconheçam esse papel para se poder potenciar a sua função pedagógica. Esta questão passa, nomeadamente, por dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares. E essa visibilidade materializa-se, entre outros aspetos, pela sua inclusão nos relatórios de avaliação interna e externa das escolas. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo centrado na análise dos relatórios da Inspeção Geral da Educação e Ciência (região do Algarve), referentes ao processo de avaliação externa das escolas no período de 2006/2007 a 2011/2012. Trata-se de um estudo de caráter documental onde se procurou identificar as menções que eram feitas às bibliotecas escolares e a natureza dessas mesmas referências, ou seja, como é que os relatórios de avaliação externa espelham essa estrutura de apoio pedagógico. Da análise efetuada, constatou-se que todos os relatórios fazem referência à biblioteca escolar, no entanto as categorias menos representadas são as que remetem para o papel pedagógico da biblioteca. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789898272256 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5724 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EDUCA/AFIRSE Portugal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | Ação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação das escolas | pt_PT |
dc.subject | School libraries | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_PT |
dc.subject | Schools assessement | pt_PT |
dc.title | As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 734 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 722 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal : Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação : contributos da investigação | pt_PT |
person.familyName | Bastos | |
person.givenName | Glória | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-34B1-BF8D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1432-225X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57073135900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b |