Repository logo
 
Publication

Interacção social e utilização do computador no pré-escolar

dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.date.accessioned2013-06-05T09:24:47Z
dc.date.available2013-06-05T09:24:47Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração.por
dc.identifier.citationAmante, Lúcia - Interacção social e utilização do computador no pré-escolar [Em linha]. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418, Ano 38, Nº 1, 2, 3 (2004), p. 425-450por
dc.identifier.issn0870-418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2564
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectSócio-construtivismopor
dc.titleInteracção social e utilização do computador no pré-escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Coimbrapor
oaire.citation.endPage450por
oaire.citation.startPage425por
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapor
oaire.citation.volumeAno 38por
person.familyNameCRUZ DOMINGUES AMANTE
person.givenNameLÚCIA DA GRAÇA
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Interacção Social e Utilização do Computador no Pré-Escolar.pdf
Size:
335.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: